A Comunicação Aumentativa e Alternativa na Educação Infantil e a Produção Científica no Brasil e em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2022v18n2.63164Resumo
Este estudo se caracteriza como uma análise acerca das produções científicas referente à temática de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) para crianças com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil, no período de 2017 a 2021. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de revisão bibliográfica, transversal e de caráter qualitativo e quantitativo. Para a realização deste estudo foi utilizado o Portal Brasileiro de Acesso Aberto à Informação Científica – oasisbr gerido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciências e Tecnologia (IBICT) por meio da base de dados (https://oasisbr.ibict.br). A premissa para seleção das produções científicas foram os estudos vinculados às temáticas: Comunicação Aumentativa e Alternativa e palavras correlatas, Transtorno do Espectro Autista e Educação Infantil no Brasil e Portugal. Com base nos critérios de seleção foram computados 8 trabalhos no período de 2017 a 2021. A partir dos dados coletados e analisados, verificou-se a importância do uso da Comunicação Aumentativa e Alternativa possibilitando recursos que promovem habilidades comunicativas verbais da criança, em idade pré-escolar, ampliando seu espaço de participação promovendo e enriquecendo seu processo de aprendizagem.