Diretrizes para indexacao de obras estético-literárias

uma proposta para leitura documentária baseada na filosofia da linguagem bakhtiniana

Autores

  • Sandra Rafaela Batista Silva Universidade Federal de Pernambuco https://orcid.org/0000-0003-2213-5742
  • Hélio Márcio Pajeú Universidade Federal de Pernambuco
  • André Anderson Cavalcante Felipe Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

Esse trabalho objetiva propor diretrizes que norteiem a atividade da indexação para a leitura documentária de obras estético-literárias baseadas na filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin, principalmente nas concepções de gênero do discurso e dialogismo. As diretrizes também se apoiam na estrutura de dois Modelos aplicados na área da Ciência da Informação: o Modelo de Leitura Documentária para textos científicos de Fujita e Rubi (2006) e o Modelo para Indexação de Ficção de Fujita, Sabbag, Santos, Ribas, Rosas e Degasperi (2017). Traz como resultado as Diretrizes para indexação de obras estético-literárias que tem como diferencial os três elementos inerentes aos gêneros do discurso que permitem uma leitura mais dialógica com a finalidade de disponibilizar um guia para o bibliotecário analisar com mais acuidade e completude o gênero ficção literária

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Rafaela Batista Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI/UFPE), tendo como objeto a Organização da Informação dialógica de obras estético-literárias, em que baseada na filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin busca desenvolver a tese sobre indexação dialógica e um modelo de representação dialógico de ficção literária que abarque catalogação, classificação e indexação de livros de ficção; Mestre em Ciência da Informação pelo (PPGCI/UFPE) introduz sua tese acerca da indexação dialógica e aplica as Diretrizes para indexação de obras estético-literárias (DIEL) em quatro títulos de ficção literária e compara com a indexação realizada em dez bibliotecas nacionais de países da América Latina, para propor que esse conceito e ferramenta sejam utilizados em bibliotecas; e Bacharel em Biblioteconomia pela UFPE, inicia seu pensamento acerca da indexação dialógica e desenvolve as DIEL, aplicando-as em cinco títulos e comparando com a designação de assuntos realizada pela Biblioteca Nacional e por quatro universidades brasileiras, visando auxiliar na prática dessa atividade e na qualidade da representação por assunto; Atuando, principalmente, nos seguintes temas: Organização da Informação, filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin e literatura de ficção. 

Hélio Márcio Pajeú, Universidade Federal de Pernambuco

Possui doutorado (2014) e mestrado (2011) em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos na linha de pesquisa Linguagem e Discurso. Graduado em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (2008). É professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco, na área de Serviços de Informação e Cultura. É membro do Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso (GEGe) e líder do Laboratório de Investigações Bakhtinianas Relacionadas à Informação e Cultura (LIBRI-CI/CNPq). Desenvolve pesquisas na área de Teoria e Análise Linguística e da Informação, com ênfase nos Estudos Bakhtinianos, Leitura, Literatura, Autoria e Cultura Popular. É professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco. Desde julho de 2020 ocupa o cargo de Diretor de Cultura da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROExC) da UFPE.

André Anderson Cavalcante Felipe, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. Professor Adjunto II do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Pernambuco.

Downloads

Publicado

2023-10-20

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA