A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DOCUMENTAL PARA AS INSTITUIÇÕES

Autores

  • Adriana Simplicio Oliveira
  • Denise Gomes Pereira de Melo

Resumo

A gestão documental vem sendo adotada por diversas instituições, principalmente após a homologação da Lei nº 8.159/91, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados. Com a gestão de documentos pode-se observar os benefícios proporcionados à organização e à recuperação dos documentos produzidos e recebidos com o fluxo da massa documental controlada, evitando acúmulo de documentos sem valor de guarda, que serão eliminados do acervo. Os objetivos visam detectar as mudanças ocorridas no arquivo geral da Energisa após a implantação da gestão documental; assim como traçar o perfil dos funcionários do arquivo; verificar a existência de um plano de classificação de documentos; constatar o uso da tabela de temporalidade em toda a instituição; verificar o processo de avaliação documental utilizado; identificar as condições físicas de armazenamento dos documentos no arquivo. A contextualização trata de arquivos e da gestão documental. Na metodologia utilizamos as técnicas de observação e entrevista para coletar os dados e reunir as informações em torno do arquivo geral da Energisa, para podermos analisar os resultados através da interpretação dos dados coletados e a partir desta análise expor a necessidade de administrar bem o arquivo, aplicando o plano de gestão documental. Palavras-chave: Arquivos. Documentos. Energisa. Gestão documental.

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Publicado

2011-05-20

Edição

Seção

RESUMOS DE MONOGRAFIAS