A STUDY ON THE LIBRARY OF COLLEGES FACENE / FAMENE: in focus, the Multimedia section

Authors

  • Tárcio Borburema de Medeiros Faculdades
  • Márcio Bezerra Da Silva Universidade de Brasília (UnB)/Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
  • Rosa Zuleide Lima de Brito Universidade Federal da Paraíba (UFPB)/Departamento de Ciência da Informação (DCI)

Abstract

Presents the organization and the use of Multimedia in the Library of Colleges of Nursing and Medicine New Hope (FACENE/FAMENE), representing officials, students and teachers. Talk about the University Library and discusses Multimedia, presenting definitions and exposing classification categories. Based on a methodology formed for techniques descriptive, literature and observation, the object is to present the space (section) of the Multimedia Library of New Hope Colleges FACENE/FAMENE, with emphasis on organization and use of these materials. The search results are the need for more investment for Multimedia, to dissemination the existing Multimedia, stimulate the interest of users by using their materials and creating a Multimedia Section. We conclude that Multimedia is increasingly needed in the teaching-learning (education), allowing us to advocate the creation of an own Section for Multimedia, this thought shared by all who are part of the library, going counter to the problems witnessed in the search field. We also point out that in the final at the current time based on the technological advents, does not provide the minimum conditions of access and use information, also seems to be on the road against the reality witnessed in the Library.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Tárcio Borburema de Medeiros, Faculdades

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Márcio Bezerra Da Silva, Universidade de Brasília (UnB)/Faculdade de Ciência da Informação (FCI)

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (início 2012). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (2006). Tecnólogo em Processamento de Dados pela Escola Técnica Virgínia Patrick-RJ (1996). Professor da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) da Universidade de Brasília (UnB). Experiência e formação na área de Processamento de Dados (Computação). Atualmente se dedicando a direcionar e utilizar tal experiência na Educação (ensino), Ciência da Informação e áreas afins. Interesse por Tecnologias; Banco de Dados; Arquitetura da Informação, Acessibilidade, Usabilidade e Web; Representação, Organização e Recuperação da Informação. Membro dos grupos de estudos Leitura, Organização, Representação, Produção e Uso da Informação (LORPUI) - UFPB; G-Acervos manuscriptológicos, bibliográficos, iconográficos, etnográficos: organização, preservação e interfaces das tecnologias da informação e comunicação - UFBA; e Publicações Eletrônicas - UNB.

Rosa Zuleide Lima de Brito, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)/Departamento de Ciência da Informação (DCI)

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco (1979) e mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (1996). Especialista em Administração de bibliotecas publicas municipais e escolares (UFPE/1989). Especialista em Organização de Arquivos UFPE/2005). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação/ECI/UFMG. Atualmente é professora Adjunto I da Universidade Federal da Paraíba. Leciona no Curso de Biblioteconomia desde 1993 e no Curso de Arquivologia desde 2009. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudo de usuários, biblioteca publica e escolar, Arquivologia -classificação documental, representação temática da informação. Atualmente Coordenadora do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba.

References

AMARAL, S. A. do. Os multimeios, a biblioteca e o bibliotecário. Revista de Biblioteconomia. Brasilia: DF, v.15, n.1, p. 45-68, jan./jun. 1987. Disponível em: <http://www.brapci.ufpr.br/documento.php?dd0=0000003008&dd1=96206>. Acesso em: 01 mar. 2012.

BORGES, G. L. A. Multimeios na educação superior: aspectos referentes à seleção e utilização de recursos em sala de aula. Instituto de Biociências - Campus de Botucatu, UNESP, 1999. Disponível em: <http://www.dfq.feis.unesp.br/docentes/eder/texto13-MULTIMEIOS%20NA%20EDUCA%C7%C3O%20SUPERIOR.rtf>. Acesso em: 01 abr. 2012.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Reconhecimento. 2009. Disponível em:

<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12467&Itemid=783>. Acesso em: 01 abr. 2012.

DA SILVA, M. B. Multimeios: materiais. 2009. (Apostila/Apresentação)

DIAS, M. M. K.; PIRES, D. Usos e usuários da informação. São Carlos: Ed. UFSCar, 2004. 48p.

FUJITA, M. S. L. Aspectos evolutivos das bibliotecas universitárias em ambiente digital na perspectiva da Rede de Bibliotecas da UNESP. Informação & Sociedade: estudos, João Pessoa, v. 15, n. 2, 2005. Disponível em: <http://www.informacaoesociedade.ufpb.br/pdf/IS1520504.pdf>. Acesso em: 14 abr. 2011.

LÓPEZ YEPES, J. Universidad y socialización del saber: ventajas y retos del formato electrónico. Scire, v. 6, n. 1, p. 11-30, jun.2000. Disponível em: < http://ibersid.eu/ojs/index.php/scire/article/view/1122/1104>. Acesso em: 02 abr. 2012.

KUHLTHAU, C. C. Seeking meaning. Norwood: Ablex, 1993.

MILANESI, L. A. Biblioteca. São Caetano do Sul: Ateliê Editorial, 2002.

OLIVEIRA, J. M. Introdução à Biblioteconomia. 2004. (Apostila).

PINTO, V. B. Informação: a chave para a qualidade total. Ciência da informação, Brasília, v. 22, n. 2, p. 133-137, maio/ago. 1993. Disponível em: < http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/1182/824>. Acesso em: 01 abr. 2012.

SANTOS, M. S. Multimeios na biblioteca escolar. In: Edson Gabriel Garcia (Org.). Biblioteca Escolar. São Paulo: Loyola, 1998. p. 97-108 (Série Práticas Pedagógicas – 3).

SILVA, C. C. M.; CONCEIÇÃO, M. R.; BRAGA, R. C. Serviço de coleções especiais da biblioteca da Universidade Federal de Santa Catarina: estágio curricular. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 9, p. 134-140, 2004. Disponível em: <http://revista.acbsc.org.br/index.php/racb/article/viewArticle/403/505>. Acesso em: 12 abr.. 2012.

SILVA, D. A.; ARAÚJO, I. A. Auxiliar de biblioteca: técnicas e práticas para a formação do profissional. 6. ed. Brasília: Thesaurus, 2009.

SILVA, V. L. M.; DA SILVA, M. B; SILVA, R. Z. L. B. O uso dos multimeios no processo de ensino aprendizagem sob a ótica dos professores da Escola Municipal General Rodrigo Otavio – EMGRO. 2009. 65f. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso de Biblioteconomia) Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2009.

Published

2014-07-18

Issue

Section

Experience Reports