AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE INDEXAÇÃO NA BIBLIOTECA DA ASSESSORIA JURÍDICA DO BANCO DO BRASIL
Abstract
Avalia o processo de indexação utilizado no acervo especializado da Biblioteca da Assessoria Jurídica Regional do Banco do Brasil no Estado da Paraíba (AJURE/PB), a partir do critério de analise do processo de indexação dos textos informacionais, enfocando-se suas etapas e os tipos de linguagem. Os critérios definidos neste estudo buscaram também avaliar a etapa da recuperação da informação naquela Entidade, a partir da identificação dos problemas existentes na atividade de representação dos textos informacionais. O instrumento de pesquisa usado foi um levantamento contendo a anotação de todos os livros solicitados pelos usuários, durante um determinado período, objetivando selecionar uma amostra com os dez títulos mais procurados, para, na sequência, proceder-se à análise dos seus descritores. Concluiu-se que há deficiência dos termos utilizados na representação dos textos jurídicos da Biblioteca da AJURE/PB, o que revela a necessidade de o bibliotecário dominar os principais conceitos e as noções básicas dessa área de especialidade, para realizar adequadamente a indexação, propiciando rapidez no processamento das informações, precisão e confiabilidade na recuperação, em função dos objetivos institucionais, perfis dos usuários e terminologia utilizada. Palavras-chave: Fontes de informação jurídica. Representação da informação. Indexação.Downloads
References
ALVARENGA, Lídia. Representação do conhecimento na perspectiva da ciência da informação em tempo e espaço digitais. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Ciência da Informação, Florianópolis, n. 15, 1º sem. 2003. Disponível em: <http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/147/14701503.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2009.
ARAÚJO JÚNIOR, Rogério Henrique de. Precisão no processo de busca e recuperação da informação. Brasília: Thesaurus, 2007.
ATIENZA, Cecília Andreotti. Documentação jurídica: introdução à análise e indexação de atos legais. Rio de Janeiro: Achiamé, 1979.
BARROS, Lucivaldo. Fontes de informação jurídica. In: PASSOS, Edilenice (Org). Informação jurídica: teoria e prática. Brasília: Thesaurus, 2004. p. 201-225.
CESARINO, Maria Augusta da Nóbrega. Sistemas de recuperação da informação. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG. Belo Horizonte, v. 14, n. 2, p. 157-168, set. 1985.
FERREIRA, Aurélio B. Holanda. Miniaurélio século XXI escolar: o minidicionário da língua portuguesa. 4. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. A leitura documentária do indexador: aspectos cognitivos e lingüísticos influentes na formação do leitor profissional. 2003. Tese (Livre-Docência) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2003.
LANCASTER, F. W. Indexação e resumos: teoria e prática. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.
NASCIMENTO, Geysa Flávia Câmara de Lima. Folksonomia como estratégia de indexação dos bibliotecários no Del.icio.us. 2008. 104f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2008. Disponível em: <http://dci2.ccsa.ufpb.br:8080/jspui/bitstream/123456789/173/1/geysaflavia_dissertacao.pdf>. Acesso em: 22 set. 2009.
PASSOS, Edilenice; BARROS, Lucivaldo Vasconcelos. Fontes de informação para pesquisa em direito. Brasília: Briquet de Lemos, 2009.
PIEDADE, Maria Antonietta Requião. Introdução à teoria da classificação. 2. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 1983.
ROBREDO, Jaime. Da ciência da informação revisitada aos sistemas humanos de informação. Brasília: Thesaurus, 2003.
STREHL, Letícia. Avaliação da consistência da indexação realizada em uma biblioteca de artes. Revista Ciência da Informação, Brasília, v. 27, n. 3, p. 329-335, set./dez. 1998. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v27n3/27n3a11.pdf>. Acesso em: 12 dez. 2009.
VIEIRA, Simone Bastos. Análise comparativa entre indexação automática e manual da literatura brasileira de ciência da informação. Revista de Biblioteconomia de Brasília, v. 16, n. 1, p. 83-94, 1988.