A WEB 2.0 E O COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DOS ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA DA UFRN
Abstract
Analisa o comportamento informacional dos estudantes do curso de graduação em Biblioteconomia da UFRN em relação à Web 2.0 e seus recursos. Neste sentido, objetiva conhecer a familiaridade dos alunos em questão com a Web 2.0; identificar os recursos de informação da Web 2.0 mais utilizados pelos discentes de Biblioteconomia da UFRN; identificar os usos que os estudantes de Biblioteconomia fazem dos recursos da Web 2.0; e identificar as expectativas desses alunos em relação ao uso dos recursos da Web 2.0 como ferramenta de trabalho. Os procedimentos metodológicos adotados incluem a pesquisa bibliográfica e a aplicação de questionários. Os resultados obtidos mostram que boa parte dos estudantes utilizam os recursos da Web 2.0, tanto para fins pessoais como acadêmico/profissionais com predomínio de frequência de acesso diária. Observa-se também que o nível de conhecimento e familiaridade dos discentes com esta temática evolui à medida que eles avançam no curso, o que altera o comportamento informacional em relação à Web 2.0, de modo que os mesmos pretendem utilizar tais recursos em seu futuro profissional. Conclui-se que o entendimento sobre como os estudantes se comportam em relação à informação e à comunicação na Web 2.0 pode contemplar importantes ações educativas baseadas nestes recursos, melhorando o processo ensino-aprendizagem. Palavras-chave: Web 2.0. Comportamento informacional. Estudantes de Biblioteconomia. UFRN.Downloads
References
ANDIFES. Perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das universidades federais brasileiras. Disponível em: <http://goo.gl/YdD6j>. Acesso em: 21 jul. 2012.
BURHANNA, Kenneth J.; SEEHOLZER, Jamie; SALEM JR., Joseph. No natives here: a focus group study of student perceptions of Web. 2.0 and the academic library. The Journal of Academic Librarianship, v. 35, n.6, Nov. 2009. p.523-532. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S009913330900144X>. Acesso em: 23 nov. 2011.
CARVALHO, Andréa Vasconcelos. (2007) Comunidades virtuales y producción de inteligencia económica y competitiva. Inteligencia y seguridad: Revista de análisis y prospectiva, Madrid, v.2, n.3, dez.2007-jun.2008. p. 13-42. <http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/bitstream/1/3150/1/2007Art_Comunidades%20virtuales%20y%20produccion%20de%20inteligencia_AndreaVC.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2011.
CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE TIC NA EDUCAÇÃO, 7., 2011, Braga.Anais... Braga: Universidade do Minho, 2011. p. 1535 - 1546. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10198/5157>. Acesso em: 2 março 2013.
COSTA, Luciana Ferreira da; RAMALHO, Francisca Arruda. A usabilidade nos estudos de uso da informação: em cena usuários e sistemas interativos de informação. Perspectivas em Ciência da Informação, v.15, n.1, p.92-117, jan./jun. 2010. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/viewFile/887/713>. Acesso em: 15 jul. 2012.
CURTY, Renata G. Web 2.0: Plataforma para o conhecimento coletivo. In: TOMAÉL, Maria Inês (Org.). Fontes de informação na internet. Londrina, EDUEL, 2008. p. 53-78.
FREIRE, Gustavo Henrique. Construindo relações horizontais na internet: estudo de usuários on-line. Informação & Sociedade: estudos: João Pessoa, v.14, n.2, p.215-235, jul./dez.2004. Disponível em: <http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/67>. Acesso em: 27 set. 2012.
GONÇALVES, Aline Lima; CONCEIÇÃO, Maria Imaculada da; LUCHETTI, Sonia Marisa. Web 2.0 e o caso da Biblioteca Florestan Fernandes. Disponível em: <http://www.gapcongressos.com.br/eventos/z0070/trabalhos/final_014.pdf>. Acesso em: 07 ago. 2012.
GONZÁLEZ TERUEL, Aurora. Los estudios de necesidades y usos de información: fundamentos y perspectivas actuales. Gijón: Trea, 2005.
KRUEL, Inês Rosito Pinto. Evasão dos cursos de graduação da UFRGS em 1985, 1986 e 1987. R. Bibliotecon. & Comum., Porto Alegre, v. 3, p. 67-78 jan./dez., 1988. Disponível em: <http://www.brapci.ufpr.br/documento.php?dd0=0000003487&dd1=80117>. Acesso em: 05 ago. 2012.
MACHADO, Guilherme Lourenço. Uso das ferramentas de Web 2.0 pelos usuários da Biblioteca Central da Universidade de Brasília. Brasília, 2010. Trabalho de conclusão de curso (Monografia). Universidade de Brasília – UnB. Disponível em: <http://bdm.bce.unb.br/bitstream/10483/1115/1/2010_GuilhermeLouren%C3%A7o.pdf>. Acesso em: 9 set. 2011.
MACHINESKI, Rute da Silva; et al. A importância do estágio e do programa de iniciação científica na formação profissional e científica. Disponível em: <http://www.conhecer.org.br/enciclop/2011b/ciencias%20humanas/a%20importancia.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2012.
NOVELLI, Valéria Aparecida Moreira; HOFFMANN, Wanda Aparecida Machado; GRACIOSO, Luciana de Souza. Reflexões sobre a mediação da informação na perspectiva dos usuários. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/%20article/viewFile/9570/5790> . Acesso em: 10 out. 2011.
O´REILLY, Tim. Qué es Web 2.0. Patrones del diseño y modelos del negocio para la siguiente generación del software. Disponível em: <http://sociedadinformacion.fundacion.telefonica.com/DYC/SHI/seccion=1188&idioma=es_ES&id=2009100116300061&activo=4.do?elem=2146>. Acesso em: 01 fev. 2013.
PISANI, Francis; PIOTET, Dominique. Como a web transforma o mundo: a alquimia das multidões. Tradução de Gian Bruno Grosso. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010.
MORAIS, Carlos et al. Actividades desenvolvidas nas redes sociais por estudantes do ensino superior. In: VII
SILVEIRA, Alex da. Um novo perfil dos alunos de biblioteconomia em relação a tecnologia – Apresentação: O Arquivamento da web. 01 nov. 2010. Disponível em: <http://bibliotecno.com.br/?p=1276>. Acesso em: 17 set. 2011.
THEÓPHILO, Carlos R; MORAES, Júlia O. Evasão no ensino superior: Estudo dos fatores causadores da evasão no Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, 2005. Disponível em: <http://www.congressousp.fipecafi.org/artigos32006/370.pdf>. Acesso em: 05 ago. 2012.
VIEIRA, David Vernon; CARVALHO, Eliane Batista; LAZZARIN, Fabiano Aparecido. Uma proposta de modelo baseado na Web 2.0 para as bibliotecas das Universidades Federais. IX Diversidade Cultural e políticas de informação ENANCIB. São Paulo: USP, 2008. Disponível em: <http://www.ancib.org.br/media/dissertacao/2053.pdf>. Acesso em: 22 ago. 2011.
WILSON, Tom D. Human information behaviour. Informing Science, v. 3, n. 2, 2000. p. 49-56. Disponível em: <http://www.inform.nu/Articles/Vol3/v3n2p49-56.pdf>. Acesso em: 20/11/2008.
RSS. Wikipédia, a enciclopédia livre. Disponível em: <http://es.wikipedia.org/w/index.php?title=RSS&oldid=64550655>. Acesso em: 28 jul. 2012.
YAMASHITA, Marina Mayumi; FAESTO, Sibele S.. Serviços de informação: tecnologias web 2.0 aplicadas às bibliotecas. Disponível em: <http://www.followscience.com/library_uploads/abd7fd2d127090df4225d630b2ff55bc/129/servicos_de_informacao_tecnologias_web_20_aplicadas_as_bibliotecas.pdf>. Acesso em: 19 jun. 2011.
ZEN, Ana Maria Dalla; et al. A importância da pesquisa na vida acadêmica. R. Bibliotecon. & Comun., Porto Alegre, v.4, p. 131-136, jan./dez., 1989. Disponível: . Acesso em: 21 jul. 2012.