TENDÊNCIAS DAS MONOGRAFIAS DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA: estudo cienciométrico
Abstract
Busca analisar as monografias do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) entre os anos de 2011 a 2013, quanto às suas abordagens científicas sob o prisma das áreas curriculares do projeto político pedagógico do curso de biblioteconomia da UFPB, suas disciplinas e as correntes teóricas da biblioteconomia estudadas pelo autor Carlos Alberto Ávila Araújo (UFMG). O objetivo geral do estudo foi caracterizar as tendências da produção de monografias no curso de Biblioteconomia da UFPB. A pesquisa caracterizada como estudo do tipo documental e do método cienciométrico foi realizada com uma amostra de 97 monografias, onde foram analisados elementos como o título, resumo, palavras-chave e objetivo geral da pesquisa, na busca de identificação das tendências e abordagens de cada trabalho de conclusão de curso. A análise realizada nas monografias do curso de biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba ressaltou uma diversidade de abordagens temáticas, interdisciplinares e com tendências para diversas correntes teóricas da Biblioteconomia.Downloads
References
ARAÚJO, C. A. Á. Correntes teóricas da biblioteconomia, Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo, v. 9, n.1, p. 41-58, jan./dez. 2013.
ALMEIDA, C. C. de. Mediação como processo semiótico: em busca de bases conceituais. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, João Pessoa, v. 5, n. 1, 2013.
ALMEIDA, N. B. F. de; BAPTISTA, S. G. Breve histórico da biblioteconomia brasileira: formação do profissional. 25º. CBBD, Anais... Florianópolis, 2013.
BELLUZZO, R. C. B. As competências do profissional da informação nas organizações contemporâneas. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, Nova Série, São Paulo, v. 7, n. 1, p.58 - 73, jan./jun. 2011.
CASTRO, C.A. História da Biblioteconomia Brasileira: perspectiva histórica. Brasília. Thesaurus, 2000.
DINIZ, E. S. Ensino de biblioteconomia na UFPB: questões curriculares. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 9, n. 2, p. 425-438, 1999.
DUARTE, E. N. Análise da produção científica emGestão do conhecimento: estratégias metodológicas e estratégias organizacionais. João Pessoa: 2004. 300f. Tese (Doutorado em administração).Universidade Federal da Paraiba.
FARIAS, M. R. S.; FARIAS, K. T. R. O Papel epistemológico da teoria e sua importância para o avanço da pesquisa científica. São Paulo: USP, 2010.
FONSECA, E. N. Introdução à biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos, 1992.
GARCIA, J. C. R. ; SOUSA, M. R. F. . Cultura digital: odisséia da tecnologia e da ciência. Em Questão (UFRGS. Impresso), v. 17, p. 77-91, 2011.
MACIAS-CHAPULA, C. A. O papel da informetria e de cienciometria e sua perspectiva nacional e internacional. Ciência da Informação, Brasília, v.27, n.2, p.134-140, maio/ago., 1998.
MANESS, J. M. Teoria da Biblioteca 2.0: Web 2.0 e suas implicações para as bibliotecas. Informação & Sociedade:Estudos., João Pessoa, v.17, n.1, p.43-51, jan./abr., 2007
MATA, M. L. da; CASARIN, H. de C. S. A FORMAÇÃO DO BIBLIOTECÁRIO E A COMPETÊNCIA INFORMACIONAL: um olhar através das competências. VALENTIM, M. org. In: Gestão, mediação e uso da informação [online]. São Paulo: UNESP, 2010.
MATA, M. L. da. Aspectos da avaliação da competência informacional em instituições de ensino superior. Em Questão, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 141-154, 2012.
MONTENEGRO, M. A CDU, monstro pré-histórico das classificações? Páginas a&b v.4, p. 71-92, 2000.
MOURA, A. P. de; LARA, M. L. G. de. Construir o edifício documentário: concepções de Paul Otlet para uma ciência e uma técnica dos documentos. Perspectivas em Ciência da Informação, v.17, n.4, p.2-17, out./dez, 2012.
OLIVEIRA, M.; CARVALHO, G. F.; SOUZA, G. Ta. Trajetória histórica do ensino da biblioteconomia no brasil. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.19, n.3, p. 13-24, set./dez. 2009.
OLIVEIRA, E. G. de. Argumentação da idade média ao século xx. Estud. Ling., Londrina, n. 7/2, p. 109-131, dez. 2004.
ORELO, E. R. M.; CUNHA, M. F. V. da. O bibliotecário e a competência informacional. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 23, n. 1, 2013.
ORTEGA, C. D. Surgimento e Consolidação da Documentação: subsídios para compreensão da história da Ciência da Informação no Brasil. Perspectiva em Ciência da Informação, v.14, número especial, p.59-79, 2009.
PEREIRA, E. N.; CARVALHO, A. V. de. A Web 2.0 no Serviço de Referência: análise do uso nas bibliotecas das universidades federais do Nordeste brasileiro; Web 2.0 em el Servicio de Referencia. Informação & Informação, Londrina, v. 17, n. 3, 2012.
PEREIRA, J. C. R. Alguns elementos da epistemologia das ciências sociais de Karl Popper. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 31, n. 2, p. 269-280, jul./dez. 2010.
RODRIGUES, M. H. C. Gutenberg e o letramento do ocidente. Revista Educação e Linguagens, Campo Mourão, v. 1, n. 1, ago./dez. 2012.
SANTOS, A. M. dos. Gutemberg: a era da imprensa. Percepções, Caçador-SC, v. 1, n. 1, jan./jun. 2012.
SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo. Cortez, 2007.
SILVA, J. L. C.; FREIRE, G. H. de A. Um olhar sobre a origem da ciência da informação: indícios embrionários para sua caracterização identitária. Encontros Bibli, v. 17, n. 33, p. 1-29, jan./abr., 2012.
SILVA, J. L. C.; SILVA, A. S. R. A mediação da informação como prática pedagógica no contexto da biblioteca escolar: algumas considerações. Bibl. Esc. em Rev., Ribeirão Preto, v. 1, n. 2, p. 1-30, 2012.
SILVA, K. dos R. et al. Serviços oferecidos via twitter em bibliotecas universitárias federais brasileiras.Ponto de Acesso, Salvador, V.6, n.3 ,p. 72-86, dez 2012.
SIMÕES, A. C. Pesquisa Científica: tendências temáticas das monografias do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba – 2001 a 2010. João Pessoa, 2011.
SOUZA, F. das C. de. Os paradigmas da biblioteconomia e suas implicações no ensino desta ciência. Encontros Bibli, n. 2, Florianópolis, 1996.
Universidade Federal da Paraíba. Projeto Político Pedagógico do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2007
___________. CONSEPE. Resolução 02/2008. Aprova o Projeto Político Pedagógico do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2008
VICENTINI, A. L. C. Ranganathan, filósofo da classificação, cientista da biblioteconomia. Ci. Inf., Rio de Janeiro, v.1,n.2,p.113-114, 1972.