Busca e uso da informação: uma abordagem sobre as habilidades informacionais de universitários

Authors

  • Ana Maria Mendes Miranda Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Adriana Rosecler Alcará Universidade Estadual de Londrina

Abstract

O constante avanço nas tecnologias de informação modifica e proporciona o desenvolvimento de diferentes plataformas e ferramentas que contribuem para a evolução dos recursos informacionais. Diante desse contexto, a presente pesquisa objetiva investigar o processo de busca e uso da informação em universitários. Para tanto, foi aplicado um questionário em uma amostra de estudantes do curso de Arquivologia e Biblioteconomia, de uma universidade pública no norte do Paraná. Os resultados apontaram que as fontes de informação mais utilizadas são os sites de busca, sendo o Google Acadêmico usado frequentemente, seguido dos livros. Quanto às estratégias de busca, a maioria dos participantes alegou usar frequentemente apenas as palavras-chave para realizar suas buscas. Já em relação aos critérios de qualidade para selecionar as fontes de informação destacam-se a confiabilidade e a atualidade da fonte. Um pouco mais da metade dos participantes mencionou que as vezes se depara com algumas dificuldades, estando entre elas o desconhecimento e a ausência de fontes de informação, bem como a falta de habilidades para o seu manuseio. Em síntese, os resultados indicam que os estudantes que participaram desta pesquisa dispõe de algumas habilidades informacionais, porém enfatiza-se a necessidade de um maior aprimoramento, principalmente em se tratando do acesso a fontes de informação mais diversificadas.

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Author Biographies

Ana Maria Mendes Miranda, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bolsista de Iniciação Científica

Adriana Rosecler Alcará, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Psicologia pela Universidade São Francisco (Itatiba/SP). Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

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Published

2016-12-15

Issue

Section

Reserch Reports