Busca e uso da informação: uma abordagem sobre as habilidades informacionais de universitários
Abstract
O constante avanço nas tecnologias de informação modifica e proporciona o desenvolvimento de diferentes plataformas e ferramentas que contribuem para a evolução dos recursos informacionais. Diante desse contexto, a presente pesquisa objetiva investigar o processo de busca e uso da informação em universitários. Para tanto, foi aplicado um questionário em uma amostra de estudantes do curso de Arquivologia e Biblioteconomia, de uma universidade pública no norte do Paraná. Os resultados apontaram que as fontes de informação mais utilizadas são os sites de busca, sendo o Google Acadêmico usado frequentemente, seguido dos livros. Quanto às estratégias de busca, a maioria dos participantes alegou usar frequentemente apenas as palavras-chave para realizar suas buscas. Já em relação aos critérios de qualidade para selecionar as fontes de informação destacam-se a confiabilidade e a atualidade da fonte. Um pouco mais da metade dos participantes mencionou que as vezes se depara com algumas dificuldades, estando entre elas o desconhecimento e a ausência de fontes de informação, bem como a falta de habilidades para o seu manuseio. Em síntese, os resultados indicam que os estudantes que participaram desta pesquisa dispõe de algumas habilidades informacionais, porém enfatiza-se a necessidade de um maior aprimoramento, principalmente em se tratando do acesso a fontes de informação mais diversificadas.Downloads
References
AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Information literacy competency standards for higher education. Chicago, ACRL/ALA, 2000. Disponível em: < http://www.ala.org/acrl/standards/informationliteracycompetency>. Acesso em: 19 maio. 2016.
ARENCIBIA-JIMÉNEZ, M.; AIBAR-REMÓN, C. Páginas web de hospitales. Realidad virtual o… ¿son realmente un medio útil para la difusión de información para sus usuarios? Revista de Calidad Asistencial, v. 22, n.3, p.118-127, 2007.
BORGES, J. et al. Competências infocomunicacionais: um conceito em desenvolvimento. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v.5, n.1, 2012.
BELLUZZO, R. C. B.Competências na era digital: desafios tangíveis para bibliotecários e educadores. Educação Temática Digital, Campinas, v.6, n.2, p.30-50, jun. 2005.
BENHARD, P. La formación en el uso de la información: una ventaja en la enseñanza superior. Situación actual. Anales de Documentación, n. 5, 2002, p. 409-435.
BLANK, C. K.; GONÇALVES, R. B. A busca de informações por adolescentes de baixa renda: um estudo sob a ótica da competência informacional. Biblionline, João Pessoa, v. 9, n. 1, p. 104-127, 2013. Disponível em: <http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/13438/9593>. Acesso em: 01 abr. 2016.
CALVO-CALVO, M. Calidad y características de los sitios web de los hospitales españoles de gran tamaño. Revista Española de Documentación Científica, v.37, n.1, p.1-19, enero-marzo, 2014.
CAVALCANTE, L. E. Políticas de formação para a competência informacional: o papel das universidades. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação: Nova Série, São Paulo, v.2, n.2, p.47-62, dez. 2006. Disponível em: <http://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/17>. Acesso em: 10 maio 2016.
CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: SENAC, 2003.
DUDZIAK, E. A. Os faróis da sociedade de informação: uma análise crítica sobre a situação da competência em informação no Brasil .Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.18, n.2, p. 41-53, maio/ago. 2008.
FUNARO, V. M. B. O.; VICTORETTI, A.; UEHARA, B. Busca de informação por alunos do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP. CRB-8 Digital, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 32-42, jul. 2008. Disponível em: <http://www.revista.crb8.org.br/index.php/crb8digital/article/viewFile/41/42 >. Acesso em: 29 abr. 2016.
GASQUE, K. C. G. D. O papel da experiência na aprendizagem: perspectiva na busca e no uso da informação. Transinformação, Campinas, v. 40 n.1, p.149-158, 2008.
GASQUE, K. C. G. D. Pesquisas na pós-graduação: o uso do pensamento reflexivo no letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 40, n. 1, p.22-37, jan./abr., 2011. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ci/v40n1/a02v40n1.pdf >. Acesso em: 20 maio 2016.
GASQUE, K. C. G. D. Competência em Informação: conceitos, características e desafios. ATOZ, Curitiba, v. 2, n. 1, p. 5-9, jan./jun. 2013.
GASQUE, K. C. G. D. Letramento Informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem. Brasília : Faculdade de Ciência da Informação, 2012.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. reimp. São Paulo: Atlas, 2012.
GIORDANO, R. B.; BIOLCHINI; J. C. de A. Busca e recuperação da informação científica na web: comportamento informacional de profissionais da informação. InCID: R. Ci. Inf. e Doc., Ribeirão Preto, v. 3, n.1, p. 125-145, jan./jun. 2012. Disponível em:< http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/42374/46045>. Acesso em: 21 abr. 2016.
LAU, J. Diretrizes sobre desenvolvimento de habilidades em informação para a aprendizagem permanente. Boca del Rio, Veracruz, México: IFLA, 2007.
NOVELLI, V. A. M. ; HOFFMANN, W. A. M.; GRACIOSO, L. de S. Ferramentas para mediação de fontes de informação: avaliação sobre seus usos em bibliotecas universitárias nacionais e internacionais. Perspectivas em Ciência da Informação, v.19, n.3, p.30-51 jul./set. 2014.
OLIVEIRA, E. S. M. et al. Google: um fenômeno informacional? CRB-8 Digital, São Paulo, v. 1, n. 5, p. 54-65, jan. 2012. Disponível em: <http://revista.crb8.org.br>. Acesso em: 26 abr. 2016
OLIVEIRA, É. B. Uso de periódicos científicos eletrônicos por docentes e pós-graduandos do Instituto de Geociências da USP. Ci. Inf., Brasília, v. 36, n. 3, p. 59-66, set./dez. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v36n3/v36n3a07.pdf >. Acesso em: 20 maio 2016.
PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
PETRÓ, B. Análise do fluxo informacional dos gestores turísticos da unidade de conservação Parque Natural Municipal Mata Atlântica de Atalanta – SC. 2008. 184 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.
PIERUCCINI, I. A ordem informacional dialógica: estudo sobre a busca de informação em Educação. Tese (Doutorado em Ciência da Informação e Documentação) Universidade de São Paulo, Escola de Comunicação e Artes, 2004.
PIERUCCINI, I. Ordem informacional dialógica: mediação como apropriação da informação. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 8 ,Salvador, Bahia. Anais... Salvador: UFBA, 2007
RODRIGUES, C.; BLATTMANN, U. Uso das fontes de informação para a geração de conhecimento organizacional. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 1, n. 2, p. 43-58, jul./dez. 2011. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/9999/6922>. Acesso em: 24 abr. 2016.
SILVA, I. M. M. Tecnologias e letramento digital: navegando rumo aos desafios. Educ. Tem. Dig., Campinas, v.13, n.1, p.27-43, jul./dez. 2011
TOMAÉL, M. I.; ALCARÁ, A. R.; SILVA, T. E. Fontes de informação na internet: critérios de qualidade. In: TOMAÉL, M. I. (Org.). Fontes de informação na internet. Londrina: EDUEL, 2008. Cap.1, p.3-28
VOLPATO, E. S. N. Pesquisa bibliográfica em ciências biomédicas. J. Pneumologia, São Paulo, v. 26, n. 2, abr. 2000.
WILSON, T. D. Human information behavior. Informing Science Research, v. 3, n. 2, p. 49-55, 2000.