A ciência da informação na sociedade multicultural: o paradigma social como paradigma emergente
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2017v13n1.32504Abstract
Os paradigmas que sustentam as áreas do conhecimento e as devidas profissões a elas relacionadas devem estar em constante redefinição, considerando os novos desafios e mudanças que ocorrem ao longo dos tempos. Esses paradigmas devem emergir em consonância com as necessidades do ambiente social, considerando, principalmente, limitações e especificidades do ser humano. Assim, este estudo teórico tematiza a Ciência da Informação e sua redefinição na Sociedade Multicultural. Objetiva discorrer acerca das contribuições do paradigma social, refletindo acerca de sua consolidação como paradigma emergente para a Ciência da Informação na Sociedade Multicultural. Discorre acerca dos aspectos da Sociedade Multicultural e as características do paradigma social da Ciência da Informação. Apresenta fundamentação que justifica tal paradigma como emergente para a sociedade pós-moderna. Conclui que o acesso à informação, a democratização do conhecimento, bem como o estudo da comunicação entre humanos, tendências essas oriundas do paradigma social, constituem os pilares centrais na promoção de uma sociedade pautada em diferenças, mas conduzida pela libertação e aceitação. Palavras-chave: Sociedade Multicultural. Paradigmas da Ciência da Informação. Paradigma social.Downloads
References
ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Ciência da Informação: o diálogo possível. Brasília: Briquet de Lemos, 2014.
BORKO, H. Information Science: what is it? American Documentation, v. 19, n. 1, p. 3- 5, jan. 1968.
BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2003.
______. Uma história social do conhecimento II: da enciclopédia à wikipédia. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
CANEN, A.; CANEN, A. G. Rompendo fronteiras curriculares: o multiculturalismo na educação e outros campos do saber. Currículo sem Fronteiras, v. 5, n. 2, p. 40-49, jul./dez. 2005. Disponível em: . Acessível em: 24 abr. 2012.
CAPURRO, Rafael. Epistemologia e ciência da informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 5., 2003, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação e Biblioteconomia, 2003.
CUNHA, Miriam Vieira da. As profissões e suas transformações na sociedade. In: ______; SOUZA, Francisco das Chagas (Org.). Comunicação, gestão e profissões: abordagens para o estudo da Ciência da Informação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, p. 141-150.
FOUCAULT, Michael. História da Sexualidade 2: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Graal, 2009.
______. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
LANKES, David. Expect More: Demanding Better Libraries For Today's Complex World. [S.L.]: [sinenomine], 2012.
LE COADIC, Yves-François. A ciência da informação. 2. Ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.
MARTINS, Wilson. A palavra escrita: história do livro, da imprensa e da biblioteca. 3. ed. São Paulo: Ática, 2001.
MATHES, Renato Fabiano. Rafael Capurro e a filosofia da informação: abordagens, conceitos e metodologias de pesquisa para a Ciência da Informação. Perspectiva em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 140-165, jun./dez. 2005.
MCGARRY, Kevin. O Contexto dinamico da informação: uma análise introdutória. Brasilia: Briquet de Lemos, 1999.
MILANESI, Luís. Biblioteca. Cotia: Ateliê Editorial, 2002.
MIRANDA, Tiago Alves. A busca de proteção e fortalecimento de uma Sociedade Multicultural através do diálogo intercultural. 2012. 110 f. Dissertação (Mestrado em Direito) – Programa de pós-Graduação em Direito, Faculdade de Direito do Sul de Minas. Belo Horizonte, 2012. Disponível em: < http://www.fdsm.edu.br/site/posgraduacao/dissertacoes/06.pdf>. Acesso em: 16 maio 2016.
RENAULT, Leonardo Vasconcelos; O retrato da Ciência da Informação: uma análise de seus fundamentos sociais. Encontros Bibli. Florianópolis, n. 23, p. 134-150, 2007.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2011.
SARACEVIC, Tefko. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspectiva em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, jan./jun. 1996. Disponível em: < file:///C:/Users/Guest/Desktop/235-630-1-PB.pdf>. Acesso em: 17 mar. 2016.
SEGUNDO, José Eduardo Santarem. A documentação: Paul Otlet e o facebook. In: CRIPPA, Giulia; MOSTAFA, Solange Puntel (Org.). Ciência da Informação e Documentação. Campinas: Elínea, 2011, p. 99-112.
SILVA, Armando Malheiro da; RIBEIRO, Fernanda. Das ciências documentais à Ciência da Informação. 2. Ed. Porto: Afrontamentos, 2008.
SILVA, Armando Malheiro da. A informação: da compreensão do fenómeno e construção do objecto científico. Porto: Afrontamento, 2006.
SIQUEIRA, Jéssica Câmara. Biblioteconomia, documentação e ciência da informação: história, sociedade, tecnologia e pós-modernidade. Perspectivas em Ciência da Informação, v.15, n. 3, p. 52-66, set./dez. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pci/v15n3/04.pdf>. Acesso em: 16 maio 2016.
SMIT, Johanna W. O profissional da informação e sua relação com as áreas de Biblioteconomia/Documentação, Arquivologia e Museologia. In: VALENTIM, Marta Lígia (Org.). Profissionais da informação: formação, perfil e atuação profissional. São Paulo: Polis, 2000, p. 119-134.
SOLLA PRICE, D. J. Little science, big science. New York: Columbia University Press, 1993.
SOUZA, Sebastião de. CDU: como entender e utilizar a edição-padrão internacional em língua portuguesa. 3. ed. Brasília, DF: Thesaurus, 2004.
TOFFLER, Alvin. A terceira onda. 27. ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.