As fontes de informação digitais em bibliotecas universitárias: Um estudo a partir das universidades de caráter público e privado do estado do Espírito Santo (ES)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2017v13n2.35146Abstract
As bibliotecas universitárias têm procurado acompanhar essas inovações para facilitar o acesso à informação aos seus usuários, oferecendo diversos recursos, serviços e produtos, incluindo as fontes de informação digitais. Neste sentido, este estudo teve como objetivo investigar as fontes de informação digitais, com ênfase nas bases de dados e e-books, disponibilizados aos usuários de duas bibliotecas universitárias, públicas e privadas, do Estado do Espírito Santo (ES). Tendo-se como objetivos específicos identificar os recursos digitais adquiridos pelas bibliotecas; verificar a forma de disponibilização; verificar se possui atividades de capacitação de usuários para o seu uso, mostrando possíveis diferenças entre essas bibliotecas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória com análise qualitativa dos resultados. Os resultados mostram que essas bibliotecas vêm adquirindo fontes de informação digitais para disponibilizar à comunidade acadêmica. Entretanto, existem poucos recursos direcionados aos e-books. São realizadas atividades de formação de usuários, que contribui para a promoção e uso de tais fontes.Downloads
References
ALCARÁ, A. R.; SILVA, T., TOMAÉL, M. I.. E. Fontes de informação na internet: critérios de qualidade. In: TOMAÉL, M. I.; VALENTIM, M. L. P. Fontes de informação na internet. Londrina, EDUEL, 2008.
ALMEIDA, C. C. Portais verticais. : TOMAÉL, M. I.; VALENTIM, M. L. P. Fontes de informação na internet. Londrina, EDUEL, 2004. p. 57-86
BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 de dez. de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/l9394.htm. Acesso em: 30 mar. 2017
BUFREM, L. S.; SORRIBAS, T. V. Práticas de leitura em meio eletrônico. ETD, v. 11, n. 1, p. 298-326, jul./dez. 2009. Disponível em: <http://bogliolo.eci.ufmg.br>. Acesso em: 30 jun. 2017
CENDÓN, B. V. Base de dados de informação para negócios. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 2, p. 30-43, maio/ago. 2002.
CÓRDOVA, F. P.; SILVEIRA, D. T. A pesquisa científica. In. ______. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
COSTA, R. P.; CUNHA, M. B. Modelo de negócios de livros eletrônicos para
bibliotecas. Informação e Sociedade, João Pessoa, v. 25, n. 3, p. 7-19, set./dez. 2015. Disponível em: <http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/26945>. Acesso em: 15 jun. 2017.
CUENCA, A. M. B. O usuário final da busca informatizada: avaliação da capacitação no acesso a bases de dados em biblioteca acadêmica. Ciência da Informação, Brasília, v. 28, n. 3, p. 293-301, set./dez. 1999. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19651999000300007>. Acesso em: 26 fev. 2017.
CUNHA, M. B . Para saber mais: fontes de informação. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2001.
DIAS, C. A.; VIEIRA, A. A. N.; SILVA, A. L. A. Em busca de uma definição para o livro eletrônico: o conteúdo informacional e o suporte físico como elementos indissociáveis. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 14, 2013, Florianópolis. Anais... Florianópilos: ANCIB, 2013. Disponível em: < http://eprints.rclis.org/20904/1/Em%20busca%20de%20uma%20defini%C3%A7%C3%A3o%20para%20o%20livro%20eletr%C3%B4nico.pdf >. Acesso em 18 jun. 2017
DIAS, M. M. K. et al. Capacitação do bibliotecário como mediador do aprendizado no uso de fontes de informação. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 2, n. 1, p. 1-16, jul./dez. 2004. Disponível em: <http://eprints.rclis.org/6457/>. Acesso em: 12 out. 2016.
ELOY, R. O Bibliotecário e a leitura conectada: competência informacional digital na era dos e-books, e-readers e tablets. São Paulo: PerSe, 2012.
FENERICK, G. M. P.; SILVA, M. R. Percepção dos estudantes quanto ao uso do acervo de e-books de uma biblioteca universitária. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v. 29, n. 2, p. 5-23, 2015.
FIGUEIREDO, M. M. R. O papel dos ebooks nas bibliotecas universitárias: o caso da Universidade de Aveiro. 2016. 175 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Universidade de Coimbra, 2016.
FREITAS, E. C.; PRODANOV, C. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013.
KAMA, A. F. L. F. Livros, bibliotecas universitárias e livros eletrônicos: aspectos e conseqüências de um novo suporte de escrita. 2016, 122. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade de Brasília, 2016.
MATA, M. L.; ALCARÁ, A. R. Análise das práticas educacionais dos bibliotecários em bibliotecas universitárias com enfoque na educação de usuários e na competência em informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 17., Salvador., 2016. Anais eletrônicos... Salvador, BA: ANCIB, 2016. Disponível em: <http://basessibi.c3sl.ufpr.br/brapci/index.php/article/view/0000021895/2695545d96351c3ca7deda33023ff70a>. Acesso em: 25 jun. 2017.
MESQUITA, R. M. A. et al. Satisfação de usuários no uso de base de dados bibliográfica: um estudo de caso. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 6., 2005, Florianópolis, SC. Anais eletrônicos... Florianópolis, SC: ANCIB, 2006. Disponível em: <http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/vienancib/paper/view/1795/936>. Acesso em: 15 mar. 2017.
MIRANDA, A. C. C. Desenvolvimento de coleções em bibliotecas universitárias. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 4, n. 2, p. 1-19, já./jn. 2007.
MUELLER, S. P. M. A ciência, o sistema de comunicação científica e a literatura científica. In: CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDÓN, Beatriz Valadares;
KREMER, Jeannette (Orgs.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2007. p. 21-31
NUNES, M. S. C.; CARVALHO, K. As bibliotecas universitárias em perspectiva histórica: a caminho do desenvolvimento durável. Perspectiva em Ciência da Informação, v. 21, n. 1, p. 173-193, jan./mar. 2016.
PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES. 2016. Disponível em: <http://www-periodicos-capes-gov-br.ez43.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_phome&Itemid=68&>Acesso em: 15 jun. 2017.
REIS, M. M. O., BLATTMANN, U; REIS, V. Acesso e uso de fontes de informação on-line no ambiente de ensino e pesquisa. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 13., 2004, Natal. Anais eletrônicos... Natal, RN: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2004. Disponível em: < http://www.oocities.org/ublattmann/papers/acesso_uso_fontes.pdf>. Acesso em 06 jul. 2017.
RODRIGUES, C.; BLATTMANN, U. Uso das fontes de informação para a geração de conhecimento organizacional. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 1, n. 2, p. 43-58, jul./dez. 2011. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/9999/6922>. Acesso em: 15 jun. 2017.
SANTOS, S. A.; SILVA, R. C. Acesso das bases de dados nas universidades federais: o caso da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Frederico Westphalen. Biblionline, João Pessoa, v. 13, n. 2, jul./dez. 2017.
SILVA, T. E.; TOMAÉL, M. I. Fontes de informação na internet: a literatura em evidência. In: TOMAÉL, M. I.; VALENTIM, M. L. P. (Orgs.). Avaliação de fontes de informação na internet. Londrina, PR: Eduel, 2004. p. 19-40.
SILVEIRA, M. A. A. Rede de textos científicos: um estudo sob a ótica da institucionalização da Ciência da Informação no Brasil. 2008. 133 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2008.
SOUTO, L. F. Informação seletiva, mediação e tecnologia: a evolução dos serviços de disseminação seletiva de informações. Rio de Janeiro: Interciência, 2010.
UNESCO. Declaração mundial sobre educação superior. Tradução de Amos Nascimento. Piracicaba: UNIMEP, 1998.