Fake news no Facebook
estudo de caso com universitários da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2020v16n1.54402Abstract
No século XXI, o sentido do termo “fake news” tem forte relação com a propagação rápida de informação na internet feita, principalmente, por meio das redes sociais. Com base nisso, o objetivo deste trabalho foi verificar se os acadêmicos da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), ao se depararem com uma informação, na rede social Facebook, recorrem a fontes de informação para se certificar sobre sua veracidade. Os objetivos específicos, por sua vez, foram os seguintes: a) identificar a frequência de acesso na rede social Facebook dos acadêmicos da FURG; b) verificar o número médio de compartilhamento de informações; c) especificar em que casos os usuários do Facebook verificam as informações recebidas, quanto à veracidade; d) investigar os critérios de escolha de fonte de informação. Quanto aos procedimentos metodológicos, o presente estudo teve como campo empírico a FURG e, como instrumento de pesquisa, seus universitários. Trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, de natureza básica e caráter descritivo. Para a coleta de dados, foi utilizado o questionário impresso, com seis perguntas fechadas e quatro perguntas abertas e que foi aplicado na Biblioteca Central, localizada no Campus Carreiros. Com relação ao referencial teórico, foram apresentados conceitos e exemplos sobre fake news dentro das redes sociais, principalmente no Facebook, rede social aqui estudada. Os resultados mostram que um número significativo de universitários utiliza o Facebook como fonte de informação e que costumam fazer compartilhamentos. Porém, não se certificam das informações, quanto à veracidade, confiando apenas em fontes tradicionais de informação. Além disso, eles não se informam por meio das mídias independentes e portais informais. Diante disso, conclui-se que embora a fonte de informação seja relevante para os universitários, eles precisam ser educados a investigar criteriosamente a informação em si, além da sua fonte.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2020-10-19
Issue
Section
Reserch Reports