Mediações e ações em Cariacica/ES

conhecimento, habilidade e atitudes do bibliotecário escolar em prol das práticas leitoras

Autores

  • Sandra Maria Souza de Carvalho Universidade Federal do Espirito Santo
  • Antonio Luiz Mattos de Souza Cardoso Universidade Federal do Espirito Santo
  • Marcelo Calderari Miguel Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo - IHGES; Universidade Federal do Espírito Santo – UFES; Associação Nacional De Pesquisa E Pós-Graduação Em Psicologia - ANPEPP https://orcid.org/0000-0002-7876-9392

Resumo

O presente trabalho apresenta uma abordagem compreensiva sobre leitura e biblioteca que parte da leitura de mundo mediante o contexto libertário da linguagem humana, que visa à comunicação e, principalmente, a ampliação das visões de mundo, através do contexto de quem fala, de quem lê e de quem escreve. No caminho da libertação pela leitura existe um texto que carrega consigo um lugar de fala, o interpretante e o interpretado se encontram nas leituras possíveis e se adéquam ao contexto, ou interpretações circunstanciais. Os caminhos para esses encontros interpretativos são facilitados pela formação continuada dos profissionais, pela imagem e status da pessoa bibliotecária e da biblioteca – que se erguem para dar acesso as fontes de informação, com o exemplo do livro e outras formas de mediação no espaço da biblioteca escolar. Esses sistemas escolares necessitam atender a questões de acesso, mas devem levar em conta aspectos cognitivos da pessoa humana para promover as práticas leitoras. Conclui-se que há dificuldade de a informação trazer recuos a vida cidadã, nesse sentido a biblioteca escolar tem em sua função social, a missão de ir além da preservação de acervos, ou seja, promover a difusão de informações úteis que promova sentido para uma libertação cidadã, estimulando novas competências e habilidades para toda a comunidade de bibliotecários do país.

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Biografia do Autor

Sandra Maria Souza de Carvalho, Universidade Federal do Espirito Santo

Pesquisadora, Bibliotecária escolar, Animadora Cultural e Poetisa. Atua também com consultoria acadêmica. Pós graduada em MBA em Biblioteconomia pelo Instituto Faculdade Alfa – Alfamérica. Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes 

Antonio Luiz Mattos de Souza Cardoso, Universidade Federal do Espirito Santo

Doutor em Educação. Mestre em Informática pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Especialista e graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR. Professor do Departamento de Biblioteconomia da Ufes.

Marcelo Calderari Miguel, Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo - IHGES; Universidade Federal do Espírito Santo – UFES; Associação Nacional De Pesquisa E Pós-Graduação Em Psicologia - ANPEPP

Bibliotecário e Administrador pela Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFES) - 

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Publicado

2023-04-25

Edição

Seção

PESQUISA EM ANDAMENTO