THE USERS DIRECTORY AS A STRATEGY FOR DISSEMINATION IN ARCHIVES

a case study

Authors

Abstract

The representation of archival information is effectively carried out when combined with the development of research instruments, which are not always available for user guidance. Therefore, this work aims to report and discuss the development of an archive directory as a contribution to information dissemination and user satisfaction. Methodologically, the research has an applied nature, a qualitative approach and an exploratory/descriptive nature. For technical procedures, field and case studies were adopted. To collect data, direct observation and a form were used to obtain users' opinions regarding the content of the directory. The directory was structured by adopting topics that cover: information about the institution; consultation conditions; and description of the fund. For analysis, data categorization was adopted by grouping responses. As a result, the research demonstrated participants' satisfaction with the resulting product, with relevant adaptations being suggested. Criticisms and suggestions were recorded regarding the archive’s performance, mainly regarding the need for remote access. Results indicate that the implementation of this instrument could contribute significantly to the clarification of users, through guidance provided for knowledge and use of the resources offered. The need to expand the profile of users was observed and it is understood that greater initiatives are needed for the adoption of research instruments by institutions, since the increase in demand in archives could contribute to raising awareness among managers regarding the investments necessary for their structuring.

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Author Biographies

Vitor Hugo Teixeira Araújo, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Mestrando em Ciência da Informação no Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na linha de pesquisa de Organização, Representação e Tecnologias da Informação, com pesquisa financiada pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB). Arquivista pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Coordenador de Comunicação da Associação de Arquivistas da Paraíba (AAPB) (2022-2025), através da qual atua como membro do Conselho Municipal de Transparência Pública e Combate à Corrupção de João Pessoa (CMTPCC). Revisor ad-hoc do periódico Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia (PBCIB). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Mediação e Representação da Informação e os Marcadores Sociais da Diferença (GeMinas). Principais premiações: 1) Concurso de Redação Expedição do Semiárido (IV edição, 2013), promovido pelo Programa de Estudos e Ações para o Semiárido, do Museu Interativo do Semiárido, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); 2) Melhor trabalho do eixo (2018), no XXII Encontro Nacional de Estudantes de Arquivologia (Enearq), da Universidade Federal do Pará (UFPA), com o título "As contribuições do recurso Estrela de Davi para o cumprimento das exigências metodológicas da produção acadêmica"; 3) Prêmio Jovem Arquivista: melhor TCC de 2019 (UEPB), com o título "O Guia do Arquivo como estratégia de difusão informacional: a experiência da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa)". Principais temas de interesse: Ciência da Informação e Arquivologia, com ênfase em Políticas Arquivísticas e suas relações com: Organização e Representação da Informação e do Conhecimento (ORIC); Mediação; Apropriação; Competência/Letramento; Democratização; Emancipação; Desinformação; Justiça e Inclusão Social; Memória e Patrimônio; Linguagem e Discurso; Cognição, Metacognição e Sociocognição. Contato: vitorhugo-teixeira@hotmail.com

Eliete Correia dos Santos, Universidade Estadual da Paraíba

Pós-doutorado em Educação Contemporânea pela UFPE - PNPD-CAPES. Doutora em Linguística pelo PROLING/UFPB. Concluiu o doutorado sanduíche (Estágio Avançado de Doutoramento), na Universidade do Porto - PT, na interface com o Curso de Ciência da Informação e Linguística. Mestre em Linguagem e Ensino pela UFCG. Possui graduação em Letras e Arquivologia. Atualmente é professora da Universidade Estadual da Paraíba - do Curso de Arquivologia e coordenadora e professora permanente do PPGDARQ-UEPB/UFPB. Profa. Colaboradora do PPGLE-UFCG. Experiência na área de Linguística, Tecnologias Educacionais e Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ações educativo-culturais em arquivos, linguagem e Arquivologia, tecnologias educacionais, gêneros acadêmicos, linguagem e ensino, letramento, estudos Bakhtinianos. No momento, seu objeto de dedicação e estudo é a produção escrita dos gêneros acadêmicos com ênfase nos estudos bakhtinianos, ações educativo-culturais e metodologias decoloniais em arquivos. O realce de pesquisa e extensão está no campo da Arquivologia e Linguística, no desenvolvimento do Projeto SESA (Seminários de Saberes Arquivísticos), cujo trabalho é realizado em cooperação acadêmica internacional com a Universidade do Porto, Universidade de Coimbra e o Instituto Politécnico do Porto. Líder do grupo de pesquisa Arquivologia e Sociedade - GPAS cuja linha de pesquisa é Arquivo, Linguagem e Memória. Também é membro do Grupo de Pesquisas em Linguística Enunciativa e Sócio-Interacional - GPLEI, atuando na linha Linguagem, ensino e tecnologia.

Published

2024-07-03

Issue

Section

Experience Reports