Análise do mercado de trabalho para profissionais da informação na Plataforma CATHO
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2024v20n3.71112Abstract
A profissão do bibliotecário passa por constantes mudanças. A cada desenvolvimento de tecnologias, a biblioteca ou serviço de informação pode receber novos serviços, auxiliando desde o profissional, até os usuários. O estudo busca contribuição em estudos sobre o profissional da informação, suas competências e ensino. O perfil que o mercado de trabalho têm buscado para executar atividades em empresas privadas. Como método de coleta de dados, utilizou-se da extensão Google Web Scraper. Criou-se um Sitemap. Após a coleta, foi possível exportar em excel com 24 vagas disponíveis. Os resultados mostraram que que as cidades que mais fornecem oportunidades são: cinco vagas em São Paulo (SP), quatro vagas em Brasília (DF), duas vagas em Belo Horizonte (MG), duas vagas em Feira Santana (BA). Os benefícios disponíveis para os funcionários são: tickets de refeição ou vale alimentação, empresas dispõe de vale transporte para funcionários. Os principais requisitos se dão em: tratar dados, preservação de acervos, controle bibliográfico, organização da informação, uso de bases, auxiliar usuário, preservação de coleções, ações de empréstimo de acervo, atualização de catálogos, controle de entrada e saída de acervo, uso de sistemas de informação, atualização de banco de dados, aquisição de documentos, efetuar registro de obras, atendimento ao público, classificação, fontes de informação, desenvolver pesquisa, uso de materiais eletrônicos, etiquetagem, atualização de blog.