MÍDIAS SOCIAIS NA WEB: De olho na CI para capacitação acadêmica e profissional
Resumen
Compartilha a experiência com a edição e publicação do blog De olho na CI, na perspectiva das mídias sociais como canais de comunicação da informação na web, tendo como público-alvo pesquisadores e profissionais da informação. Visa, também, demonstrar a aplicação das tecnologias digitais de informação e comunicação na Web 2.0 e a importância dos blogs nesse contexto. Trata-se de projeto que ocorre no âmbito do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com apoio do CNPq – Edital Universal 2011. Recebe, também, apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do CNPq. O blog De olho na CI é abordado na qualidade de canal de comunicação da Revista Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia (PBCIB), editada pelo Grupo de Pesquisa (CNPq) Informação e Inclusão social, e publicada no Portal de Periódicos da UFPB. O blog foi criado para aproximar a PBCIB do seu público-alvo (pesquisadores e profissionais da informação), bem como produzir e disseminar informações relevantes nos campos da Ciência da Informação, Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia, Memória Social e Gestão da Informação. Palavras-chave: Mídia Social.Canais de comunicação. Web 2.0. Blogs. De olho na CI.Descargas
Citas
ALCARÁ, A. R.; CURTY, R. G. Blogs: dos diários egocentristas aos espaços de comunicação científica. In: TOMAÉL, M. I. (Org.). Fontes de Informação na net. Paraná: Eduel, 2009.
CARVALHO, L. M.; CARVALHO, M. M. O registro da memória através dos diários virtuais: o caso dos blogs. Em Questão, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 53-66, jan./jun. 2005.
CLUSTRMAPS. Disponível em: .
FREIRE, G. H.; FREIRE, I. M. Introdução à ciência da informação. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2010.
GOOGLE ANALYTICS. Disponível em:
INTERNET BLOG SERIAL NUMBER (IBSN). Disponível em: <http://ibsn.org/>
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. (Coleção Trans).
LIMA JUNIOR, W. T. Mídia social conectada: produção colaborativa de informação de relevância social em ambiente tecnológico digital. Líbero, São Paulo, v. 12, n. 24, p. 95-106, dez./2009.
MANESS, J. Library 2.0 Theory: Web 2.0 and its implications for libraries. Webology, v.3, n.2, Artigo 25, 2006. Disponível em: <http://www.Webology.ir/2006/v3n2/a25.html>. Acesso em: 31 jul. 2012.
O'REILLY, Tim. What Is Web 2.0 - Design Patterns and Business Models for the Next Generation of Software.O'ReillyPublishing, 2005. Disponível em: <http://oreilly.com/web2/archive/what-is-web-20.htm>l. Acesso em: 31 jul. 2012.
PINHO NETO, J. A. S. Informação e sociabilidade nas comunidades virtuais: um estudo do Orkut. BOCC. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, v. 1, p. 1-18, 2010.
PRIMO, A. O aspecto relacional das interações na Web 2.0. E-Compós, Brasiília, v.9, p. 1-21, 2007.
RECUERO, R. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
______. Mídia x rede social. 2010. Disponível em: <http://www.pontomidia.com.br/raquel/arquivos/midia_x_rede_social.html>. Acesso em: 26 fev. 2012.
SANTAREM SEGUNDO, J. E. A Documentação: Paul Otlet e o Facebook. In: CRIPPA, G.; MOSTAFA, S. P. (Org.) Ciência da Informação e Documentação. Campinas, SP: Alínea, 2011.
MUELLER, S. P. M. A ciência, o sistema de comunicação científica e a literatura. In: CAMPELLO, B. S.; CENDÓN, B. V.; KREMER, J. M. (Orgs.) Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000.
TELLES, A. A revolução das mídias sociais: Cases, Conceitos, Dicas e Ferramentas. São Paulo: M. Books do Brasil, 2011.
TOMAEL, M. I. (Org.).Fontes de informação na Internet. Londrina: EDUEL, 2008.
WEBNODE. Disponível em: <http://www.webnode.com.br/>