A CONTRIBUIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO NA RESPONSABILIDADE SOCIAL DA BIBLIOTECA DA AMBEP
Resumen
Apresenta o papel desempenhado pela organização da informação realizada no acervo da biblioteca popular da Associação de Mantenedores Beneficiários da Petros (AMBEP), a partir do Sistema de Classificação Decimal de Dewey (CDD). Verifica-se, como resultados de pesquisa, por meio de uma metodologia bibliográfica e explicativa, bem como de abordagens quanti-qualitativa de coleta de dados, que a organização da informação contribuiu diretamente para o papel social da biblioteca da AMBEP, graças ao acesso mais rápido e prático a informação desejada, o qual proporcionou o aumento da autoestima dos usuários, contribuições à formação intelectual, o desejo pelo estudo e melhora no convívio social. Conclui-se que os usuários estão satisfeitos com o trabalho realizado, até o momento, na biblioteca da AMBEP, graças às ações de indexação e organização, aumentando o seu interesse pela biblioteca e uso do acervo; e que este trabalho sirva de inspiração para futuras pesquisas, pois sentimos a carência de estudos que compartilhem experiências no métier das técnicas bibliotecárias, por acreditar que a discussão aqui proposta é válida, nos permitindo conhecer um pouco mais a aplicação dos sistemas de classificação em unidades de informação. Palavras-chave: Biblioteca. Biblioteca popular. Representação da informação. Organização da informação. Sistemas de Classificação Decimal de Dewey. Responsabilidade social.Descargas
Citas
DA SILVA, M. B. A Aplicação da Folksonomia em Sistemas de Informação. In: 4º Congresso Brasileiro de Arquitetura da Informação, São Paulo, 2010. Disponível em: <http://www.congressoebai.org/wp-content/uploads/ebai10/EBAI10_artigo10.pdf>. Acesso em: 14 nov. 2011.
_____; NEVES, D. A. de B. A Representação Temática da Informação no Desenvolvimento de Banco de Dados Destinados a Bibliotecas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 24., Maceió, 2001. Disponível em:<http://febab.org.br/congressos/index.php/cbbd/xxiv/paper/view/637/382>. Acesso em: 3 dez. 2011.
_____. Classificação: CDD na prática. 2011. (Material Didático).
BARRETO, A. de A. A questão da informação. São Paulo em Perspectiva, v. 8, n. 4, São Paulo, 1994, p.3-8. Disponível em: <http://www.aldoibct.bighost.com.br/quest/quest2.pdf>. Acesso em: 20 out. 2011.
ECO, U. O nome da Rosa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1983.
FEITOSA, A. Organização da informação na web: das tags à web semântica. Brasília: Thesaurus Editora, 2006. 132p.
LANCASTER, F. W. Indexação e resumos: teoria e prática. 2. ed. rev. atual. Brasília: Briquet de lemos/livros, 2004.
LANGRIDGE, D. Classificação: abordagem para estudantes de biblioteconomia. Rio de Janeiro: Interciência, 1977.
MAIA, C. M. G. Indexação no cotidiano: dicas e sugestões. In: XIV Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, Salvador, 2006.
PETROS. Quem somos. 2011. Disponível em: <https://www.petros.com.br/portal/server.pt?open=512&objID=203&&PageID=129083&mode=2&in_hi_userid=343417&cached=true>. Acesso em 20 nov. 2011.
PIEDADE, M. A. Requião. Introdução à teoria da classificação. 2. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 1983.
RANGANATHAN, S. R. Prolegomena to library classification. Bombay: Asia Publ. House, 1967.
SILVA, N. dos S.; DA SILVA, M. B. A contribuição da organização da informação na responsabilidade social da biblioteca da AMBEP. 2011. 87f. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso de Biblioteconomia) Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2011.
_____; MEDEIROS, K. dos S.; DA SILVA; M. B. A contribuição da organização da informação na biblioteca da AMBEP: um relato de experiência. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO, 35., 2012. Belo Horizonte.