A INFORMAÇÃO NO FUNK: construindo a identidade afrodescendente

Autores/as

  • Mirian de Albuquerque Aquino Universidade Federal da Paraíba
  • Jobson Francisco Silva Júnior

Resumen

Investiga como o processo de construção da identidade afrodescendente, por meio da informação musical no funk dentro da cibercultura. Inicia fazendo considerações sobre o contexto atual em que se insere a informação musical na cibercultura. O objetivo geral é analisar como o acesso à informação musical, disseminada no ciberespaço, possibilita ao cibersujeito construir a identidade afrodescendente, operacionalizando os seguintes objetivos específicos: entender o papel que a música desempenha na sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem, com maior ênfase no ciberespaço e discutir o processo de construção da identidade afrodescendente, tanto individual quanto coletiva, a partir da informação musical. Estudo de caráter qualitativo exploratório. Uma parte dos dados foi coletada através da pesquisa bibliográfica, e a outra, nos sites: Portal Terra, Vagalume e Orkut. Os dados foram analisados segundo a análise documental e uma abordagem discursiva. Segue sua base teórica estudando a importância da música na cibercultura e refletindo dentro da Biblioteconomia e a Ciência da Informação, para a compreensão do seu objeto de estudo: a informação musical na música funk. Verificou-se que a informação musical disseminada no ciberespaço pode se transformar num dispositivo facilitador de construção da identidade afrodescendente e um mecanismo para diminuir os problemas ligados às relações etnicorraciais. Palavras-chave: Biblioteconomia. Ciência da Informação. Informação musical. Afrodescendência. Identidade afrodescendente. Cibercultura. Disseminação da informação.

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Biografía del autor/a

Mirian de Albuquerque Aquino, Universidade Federal da Paraíba

Professora do Departamento de Ciência da Informação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Informação, Educação e Relações Etnicorracial (NEPIERE)

Jobson Francisco Silva Júnior

Bolsista PIBIC/CNPq/UFPB. Graduando em Psicologia.

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