ESPAÇO DE LIVROS E LEITURA: um estudo sobre a Sala de Leitura da Biblioteca Central da UFPB
Resumen
O estudo teve o objetivo analisar sob o ponto de vista dos colaboradores da Sala de Leitura da Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba, a importância da mesma no processo de aprendizagem de seus usuários. Trata-se de uma pesquisa de cunho descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa e quantitativa, usando como instrumento de coleta de dados a entrevista estrutural. O estudo procurou ainda evidenciar o perfil dos profissionais que atuam na Sala de Leitura, como também levantar os produtos e serviços ofertados pela mesma. Assim pode-se concluir que a Sala de Leitura da Biblioteca Central assume o compromisso com a comunidade com o objetivo de estimular e subsidiar o hábito e gosto pela leitura como também a pesquisa dos seus usuários, que são alunos que cursam o ensino fundamental e médio. Palavras-chave: Sala de leitura. Gosto pela leitura. Leitura. Biblioteca.Descargas
Citas
ALVES, Magda. Como escrever teses e monografias: um roteiro passo a passo. 2 ed. Rio de janeiro: Elsevier, 2007.
AMARAL, Suely. História da escrita: surgimento e importância dessa linguagem. Pedagogia & Comunicação, 2005. Disponível em:
http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/historia-da-escrita-surgimento-e-importancia-dessa-linguagem.htm >. Acesso em: 21 jan. 2013.
ARAÚJO, Aroaldo Carvalho de. A importância do ato de ler. Tobias Barreto/SE: s.ed., 2008. Disponível em :
http://www.slideshare.net/cursoraizes/tcc-monografia-a-importancia-do-ato-de-ler>. Acesso em: 11 fev. 2013.
BARBOSA, Ricardo Rodrigues. Gestão da Informação e do Conhecimento: origens, polêmicas e perspectivas. Inf. Inf., Londrina, v.13, n. esp., p. 1-25, 2008.
BARROS, Aidil Jesus Paes de; LEHFELD, Neide Aparecida de. Fundamentos de metodologia científica: um guia para a iniciação científica. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2000.
BEZERRA, Maria Aparecida da Costa. O papel da biblioteca escolar: importância do setor no contexto educacional. CRB-8 digital, São Paulo, v.1, n.2, p.4-10, out. 2008. Disponível em: <http://revista.crb8.org.br/index.php/crb8digital/article/viewFile/24/24>. Acesso em: 03 fev 2013.
BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de Metodologia Cientifica. 2 ed. São Paulo, 2000.
CALDIN, Clarisse Fortkamp. A função social da leitura da literatura infantil. Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. CI. Inf. Florianópolis, n. 15, 1º sem, 2003.
CARVALHO, Marlene. Alfabetizar e letrar: um diálogo entre a teoria e a pratica. Petrópolis ,RJ: Editora vozes, 2005.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: UNESP, 1999.
CHINZZOTTO, Antonio. Pesquisa em ciência humanas e sociais.
São Paulo: Cortez, 1991.
CORREDOR, Jefferson André de Jesus. Sala de leitura como leitura do ensino. Revista Melp. Disponível em: < http://www2.fe.usp.br/~lalec/revistamelp/index.php/publicacoes/numero-2/projeto-ler-e-escrever/item/16-sala-de-leitura-como-leitura-do-ensino. > Acesso em : 22 jan. 2013.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam.
ª ed. São Paulo: Cortez, 1989.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GONSALVES, Elisa Pereira. Conversas sobre iniciação à pesquisa científica. Campinas: Alínea, 2007.
KATO, Mary Aizawa. O aprendizado da leitura. São Paulo: Martins Fontes,1999.
MACEDO, Neusa Dias de. Biblioteca Escolar brasileira em debate: da memória profissional a um fórum virtual. São Paulo, 2005.
MARCONI, Marina de A.; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. 4ed. São Paulo: Atlas, 2004.
MEDEIROS, João Soares da Costa. Avaliação dos serviços oferecidos pela Sala de Leitura de 1º e 2º graus da Biblioteca Central /UFPB na percepção dos usuários/funcionários. 2000. Relatório de Pesquisa. (Departamento de Biblioteconomia e Documentação). João Pessoa, 2000.
MILANESI, Luís. Biblioteca. Cotia: Ateliê Editorial, 2002.
MINAYO, Maria Cecília Souza de. O desafio do conhecimento: pesquisa
qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, Rio de Janeiro Abraço, 2003.
PANET, Carmen de farias. Implantação e funcionamento de bibliotecas infanto-juvenis. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB,1988.
PERROTTI, Edmir. Confinamento cultural, infância e leitura. São Paulo: Summus,
PITZ, Juliana. O papel do bibliotecário escolar na formação do leitor. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina. v. 16, n. 2, 2011. Disponível em:
http://www.brapci.ufpr.br/documento.php?dd0=0000011642&dd1=de45a>. Acesso em 13 fev. 2013.
PRADO, Heloísa de Almeida. A técnica de arquivar. 5. ed. São Paulo: T. A. Queiroz, 1985.
RICHARDSON, Roberto Jarry at al. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1999.