LINGUAGENS DOCUMENTÁRIAS E OS SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÃO BIBLIOGRÁFICA: ESTUDO DE PROPOSTAS DE EXPANSÃO E AMPLIAÇÃO DA CDD E DA CDU
Resumen
As linguagens documentárias, com o intuito de facilitar o acesso ao documento por parte do usuário, configuram-se em um complexo sistema de representação do conhecimento. Entretanto, com a constante expansão dos vários ramos do saber e, por conseguinte, de suas publicações, surge a necessidade de desenvolver notações para classificar novos temas ou simplesmente melhorar a representação quanto a sua especificidade. Diante deste fenômeno, o presente artigo visa fazer um levantamento e uma análise de propostas de expansão da Classificação Decimal Universal e da Classificação Decimal de Dewey, com o fito de demonstrar não só a viabilidade da ampliação de quaisquer classificações previamente existentes, mas, principalmente, de manter atualizadas as classificações bibliográficas, cujo intuito é representar o conhecimento e, se este se modifica, é importante que as classificações sigam em paralelo. Para viabilizar o presente artigo, fez-se uma pesquisa bibliográfica para identificar e analisar propostas de expansão/atualização dos sistemas de classificação bibliográfica já existentes, mais precisamente as de Carvalho e Holanda (para a área do Direito), Tabosa e Cardoso (coelhos de raça) e Albuquerque (literatura popular e de cordel). Este trabalho não tem a pretensão de solucionar as possíveis vacâncias nas classificações bibliográficas, mas de sensibilizar o leitor para a importância da atualização contínua nessas representações, com o objetivo de manter o usuário em constante condição de localizar a informação de que precisa com maior facilidade, uma vez que a ciência e a sociedade estão em constante transformação, o que exige dos instrumentos e técnicas utilizados para representar informação flexibilidade e adaptabilidade.Descargas
Citas
ALBUQUERQUE, Maria Elisabeth Baltar Carneiro de. Literatura popular de cordel: dos ciclos temáticos à classificação bibliográfica. 220 f. 2011. Tese (Doutorado em Letras)-Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011. Disponível em: <http://bdtd.biblioteca.
ufpb.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1925>. Acesso em: 01 maio 2013.
ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Correntes teóricas da ciência da informação. Ci. Inf., Brasília, DF, v. 38, n. 3, p. 192-204, set./dez., 2009.
BARBOSA, Alice Príncipe. Teoria e prática dos sistemas de classificação bibliográfica. Rio de Janeiro: IBBD, 1969.
CARVALHO, Doris de Queiroz. Classificação decimal de direito. 4. ed. rev. e atual. Brasília: Presidência da República, 2002. Disponível em: <http://www4.planalto.gov.br/
centrodeestudos/galeria-de-fotos/arquivos-importados/arquivos-pdf/classificacao-decimal>. Acesso em: 01 maio 2013.
CHAUÍ, M. Convite à filosofia. 13. ed. São Paulo: Ática, 2003.
CINTRA, Ana Maria et al. Para entender as linguagens documentárias. 2. ed. São Paulo: Polis, 2002.
CLASSIFICAÇÃO Decimal Universal. Brasília: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Disponível em: <http://www.udcc.org/udcsummary/php/index.php?
lang=pt>. Acesso em: 28 abr. 2013.
DOBEDEI, Vera Lucia Doyle. Tesauro: linguagem de representação da memória documentária. Niterói: Intertexto; Rio de Janeiro: Interciência, 2002.
FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO; IBICT. Extensões e correções da Classificação Decimal Universal. Brasília: IBICT, 1992.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio Eletrônico - Século XXI. Versão 3.0, [S.l.]: Nova Fronteira, 1999.
GIGANTE, Maristela Cid. Os sistemas de classificação bibliográfica como interface
biblioteca/usuário. Ciência da Informação, Brasília, v. 25, n. 2, 1995. Disponível em:
<http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/download/436/394>. Acesso em: 03 set. 2011.
HOLANDA, Mirian Elizabeth Albuquerque de. Classificação de Direito. 3. ed. Fortaleza: Indexar, 2002.
LENTINO, Noêmia. Guia teórico, prático e comparado dos principais sistemas de classificação bibliográfica. São Paulo: Polígono, 1971.
MENEZES, Estera Muszkat; CAMPOS, Liene. Classificação Decimal Universal-CDU:
instruções e exercícios. Florianópolis: UFSC, 1987.
NUNES, Leiva; TÁLAMO, Maria de Fátima Gonçalves Moreira. Da filosofia da
classificação à classificação bibliográfica. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência
da Informação, Campinas, v.7, n. 1, p. 30-48, jul./dez. 2009.
OLIVEIRA, Renan Pinheiro de. CDD x CDU: uma análise comparativa em bibliotecas universitárias. 2009. 93 f. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)-Centro Universitário de Formiga, Formiga-MG, 2009. Disponível em:
uniformg.edu.br:21015/jspui/handle/123456789/35>. Acesso em: 17 maio 2013.
PEREIRA, Edinete do Nascimento et al. Classificação bibliográfica: as diversas contribuições para o tratamento da informação. 2009. Disponível em: <http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/
bitstream/1/6173/1/(Classifica%C3%A7%C3%A3o%20bibliogr%C3%A1fica).pdf >. Acesso em: 01 maio 2013.
PIEDADE, Maria Antonieta Requião. Introdução à teoria da classificação. 2. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Interciência, 1983.
SILVA, Odilon Pereira da; GANIM, Fátima. Manual da CDU. Brasília: Briquet de
Lemos/Livros, 1994.
SILVA, Odilon Pereira da; IBICT. Classificação Decimal Universal: CDU. 2. ed. padrão internacional em língua portuguesa. Brasília: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, 2007. 2 v.
SOUZA, Francisco das Chagas de. Organização do conhecimento na sociedade. Florianópolis: UFSC, Centro de Ciências da Educação, Núcleo de Publicações, 1998. (Coleção Cadernos CED).
SOUZA, Sebastião de. CDU: como entender e utilizar a 2ª edição-padrão internacional em língua portuguesa. 2. ed. Brasília: Thesaurus, 2010.
TABOSA, Hamilton Rodrigues; CARDOSO, Cyntia Chaves de Carvalho Gomes. Proposta de expansão da classificação de coelhos de raça na CDU. Biblionline, v. 7, n. 2, jul./dez. 2011. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/9923/6939>. Acesso em: 01 maio 2013.
VIEIRA, Márcio Infante. Mercado e comercialização de coelhos: bons lucros. 2007. Disponível em: <http://www.zootecniabrasil.com.br/sistema/modules/smartsection/
item.php?itemid=1>. Acesso em: 17 maio 2013.
XAVIER, Manassés Morais; AZEVÊDO, Arão de. Sociedade da Informação: um olhar funcional sobre a sociedade adjetivada de tecnológica. Biblioteca on-line de ciências da comunicação. João Pessoa (PB): Universidade Estadual da Paraíba, 2009. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/_esp/autor.php?codautor=1643>. Acesso em: 2 nov. 2010.