Conhecimento espírita e suas possibilidades: a apropriação deste por algumas áreas de conhecimento

Autores/as

  • Libni Milhomem Sousa
  • Lucas Veras de Andrade Secretaria Municipal de Educação de Teresina (PI)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2017v13n1.26750

Resumen

Este trabalho tem como proposta demonstrar a apropriação do conhecimento espírita por algumas áreas do conhecimento. Para este propósito, nos utilizamos como recorte quatro categorias de análise, demarcadas através da tabela de classificação de conhecimento, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sendo estas: Linguística, Letras e Artes; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas e Ciências da Saúde, demembrando-se nas sub-áreas: Literatura, Cinema, Biblioteconomia, Sociologia, Psicologia e Medicina. Considerando que a literatura espírita transita sobre as mais diversas áreas, verificou-se a necessidade de analisar como esse tema é abordado nas áreas de conhecimento escolhidas. A partir do desenvolvimento da doutrina espírita, várias obras foram escritas e o tema passa a ser comentado nas mais diversas áreas de conhecimento, reforçando seu caráter intelectual. Para tanto, foi realizada pesquisa de caráter bibliográfico e revisão de literatura, através da leitura de livros, artigos, pesquisa em sites, dissertações e outras fontes ligadas à proposta do estudo. Ao finalizarmos, percebemos a influência do conhecimento espírita para suporte a outras áreas no que tange as reflexões sobre a espiritualidade voltadas para um olhar científico, subsidiando-as de respaldo para validação dos trabalhos. Nessa perspectiva concluímos que o conhecimento espírita é transversal, podendo ser utilizado para amparar cientificamente uma vasta variedade de estudos, auxiliando na composição de trabalhos que demandem a compreensão a partir do campo espiritual e sobre o olhar espírita.

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Biografía del autor/a

Libni Milhomem Sousa

Graduado em Biblioteconomia

Lucas Veras de Andrade, Secretaria Municipal de Educação de Teresina (PI)

Especialista em Supervisão Educacional. Pedagogo com habilitação em Gestão Educacional. Bacharel em Biblioteconomia. Docente das Séries Iniciais do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Teresina (SEMEC). Tem experiência em produções acadêmicas na área de Ciência da Informação,com ênfase em Biblioteconomia. No campo da Educação prioriza desenvolver pesquisas referentes aos aspectos psicológicos existentes no espaço laboral escolar.

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Publicado

2017-06-26

Número

Sección

RESUMOS DE MONOGRAFIAS