O moderno profissional da informação à luz dos paradigmas da ciência da informação

Autores/as

  • Jorge Santa Anna Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2017v13n2.32501

Resumen

As competências profissionais são elementos relevantes para a adequação e expansão do exercício profissional, sobretudo no âmbito das profissões da informação em uma sociedade competitiva, globalizada e multicultural. Assim, este estudo tematiza as competências profissionais do Moderno Profissional da Informação e suas relações com os principais paradigmas que sustentam a Ciência da Informação. Objetiva identificar a correspondência entre esses paradigmas na formulação e estabelecimento das competências profissionais que viabilizam o perfil de um Moderno Profissional da informação. Através de pesquisa bibliográfica e exploratória, constatou-se que as competências profissionais manifestam-se com maior intensidade no paradigma físico, havendo pouca correspondência com os demais paradigmas, o que demonstra que a atividade profissional ainda se manifesta em fazeres técnicos, não priorizando questões humanistas. Portanto, as competências atribuídas ao Moderno Profissional da Informação são insuficientes para adequar o profissional à realidade do mercado atual. Percebeu-se haver necessidade de ampliação das competências, principalmente quanto ao paradigma cognitivo e sociocultural, em face da manifestação de uma sociedade multicultural, o que requer, para adequação a esse novo contexto, a aquisição de competências de cunho pedagógico e cognitivo. Assim, constatou-se que as competências não foram elaboradas com base em todos os paradigmas da Ciência da Informação. Palavras-chave: Paradigmas da Ciência da Informação. Moderno Profissional da Informação. Competências profissionais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jorge Santa Anna, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atua no ramo da Consultoria em pesquisas científicas. Atualmente, é instrutor de cursos no Departamento de Desenvolvimento de Pessoas - UFES; assessor e revisor do Periódico Pró-Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFES; mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Lattes: http://lattes.cnpq.br/2449023539030224

Citas

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Paradigma social nos estudos de usuários da informação: abordagem interacionista. Informação & Sociedade, v. 22, n.1, p. 145- 159, 2012

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Ciência da Informação: o diálogo possível. Brasília: Briquet de Lemos, 2014.

BAPTISTA, Sofia Galvão. As oportunidades de trabalho existentes na internet na área de construção de unidade de informação. In: ______; MUELLER, Suzana Pinheiro Machado (Org.). Profissional da informação: o espaço de trabalho. Brasília: Thesaurus, 2004.

BEL, D. O advento da Sociedade Pós-Industrial. São Paulo: Cultrix, 1973.

BORKO, H. Information Science: What is it? American Documentation, v.19, n.1, p.3-5, jan. 1968.

BRANDÃO, Oscar Cesar; DUQUE, Cláudio Gottschalg. Comunicação científica contemporânea e de vanguarda. In: DUQUE, Cláudio Gottschalg. Ciência da Informação: estudos e práticas. Brasília, Centro Editorial, 2011. p. 9-36.

CAPURRO, Rafael. Epistemologia e ciência da informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 5., 2003, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação e Biblioteconomia, 2003.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 10. ed. rev. ampl. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

Gil, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GROGAN, Denis. A pratica do serviço de referencia. Brasilia, DF: Briquet de Lemos/Livros, 1995.

KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. 9. ed. São Paulo: Perspectiva, 2009.

LE COADIC, Yves-François. A ciência da informação. 2.ed. Brasília: Lemos Informação e Comunicação, 2004.

MASUDA, Y. Image of the future information society. In: WEBSTER, Frank. The Information Society Reader. London: Routledge, 2004.

MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. Novos paradigmas para os profissionais da informação. Comunicação e Informação, v. l, n. 1, p. 133-141, jan./jun. 1998. Disponível em: <https://revistas.ufg.emnuvens.com.br/ci/article/view/22753/13541>. Acesso em: 12 maio 2016.

OLIVEIRA, M. de (Coord.). Ciência da informação e biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2005.

PONJUÁN DANTE, Glória. Perfi l del profesional de información del nuevo milenio. In: VALENTIM, Marta Lígia (Org.). Profissionais da informação: formação, perfil e atuação profissional. São Paulo: Polis, 2000. p. 91-105.

SANTA ANNA, Jorge; PEREIRA, Gleice; CAMPOS, Suelen. Biblioteconomia x Ciência da Informação: em busca do Moderno Profissional da Informação (MIP). Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo, v. 10, n. 1, p. 68-85, jan./jun. 2014. Disponível em: <https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/293/293>. Acesso em: 15 maio 2016.

SANTA ANNA, Jorge. O bibliotecário em face das transformações sociais: de guardião a um profissional desinstitucionalizado. Revista ACB, Florianópolis, v. 20, n. 1, p. 138-157, jan./abr., 2015a.

______. Trajetória histórica das bibliotecas e o desenvolvimento dos serviços bibliotecários: da guarda informacional ao acesso. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v.13, n.1, p.138-155, jan/abr. 2015b. Disponível em: . Acesso em: 31 jan. 2015.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2011.

SILVA, Armando Malheiro da; RIBEIRO, Fernanda. Das 'ciências' documentais à ciência da informação: ensaio epistemológico para um novo modelo curricular. 2. ed. Porto, Portugal: Afrontamento, 2008.

SMIT, Johanna W. O profissional da informação e sua relação com as áreas de Biblioteconomia/Documentação, Arquivologia e Museologia. In: VALENTIM, Marta Lígia (Org.). Profissionais da informação: formação, perfil e atuação profissional. São Paulo: Polis, 2000. p. 119-134.

TANUS, Gabrielle Francinne de. Enlace entre os estudos de usuários e os paradigmas da ciência da informação: de usuário a sujeitos pós-modernos. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo, v. 10, n. 2, p. 144-173, jul./dez. 2014. Disponível em: <https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/290/384>. Acesso em: 15 maio 2016.

VALENTIM, Marta Lígia Pomin. O moderno profissional da informação: formação e perspectiva profissional. Encontros Bibli, Florianópolis, n.9, p.16-27, jun. 2000.

Publicado

2017-12-11

Número

Sección

ARTIGOS DE REVISÃO