Práticas profissionais em ciência da informação: uma revisão da literatura

Autores/as

  • Jorge Santa Anna
  • Élida Mara Mascarenhas Pieri Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2017v13n1.32505

Resumen

Tematiza a Ciência da Informação e suas relações com o profissionalismo. Objetiva apresentar práticas profissionais advindas da Ciência da informação e sua contribuição com as profissões da informação. Além disso, a pesquisa explora conceitos e características principais inerentes à área da Ciência da Informação. Os procedimentos metodológicos pautaram-se em revisão de literatura em artigos publicados em periódicos do âmbito profissional. Após análise e discussão, tendo 31 artigos selecionados para revisão, constatou-se que a Ciência da Informação fomenta inúmeras práticas profissionais, tais como: fazeres técnicos, voltados à produção, tratamento e armazenamento; ampliação do ciclo informacional, a qual se estende à questão da disseminação, do acesso e do uso da informação; práticas de comunicabilidade, interatividade e recuperação da informação; práticas de gestão da informação e seus fluxos; trabalho interdisciplinar em meio à atuação autônoma, inovadora e audaciosa; ações a favor do usuário, conhecendo seu perfil, necessidades, limitações e seu comportamento; prestação de atendimento personalizado e qualificado; e, por fim, ações de inclusão social, por meio de práticas interventivas, as quais viabilizem a construção da cidadania, desencadeando uma sociedade mais inclusiva, democrática e igualitária. Essas práticas demonstram a concepção técnica e humanista inerentes à Ciência da Informação, por conseguinte, caracteriza esse campo do conhecimento como uma área social em prol da adequação do fator humano, enquanto principal elemento do contexto social. Palavras-chave: Informação. Novas tecnologias. Acesso e uso à informação. Ciência da Informação. Práticas profissionais em Ciência da Informação.

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Biografía del autor/a

Élida Mara Mascarenhas Pieri, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Especialista em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior (GIFES) pela Faculdade de Educação (FAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Bacharel em Comunicação Social, com ênfase em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Newton Paiva (2008). Servidora técnico-administrativa em educação da UFMG desde 2011 e Secretária Geral da Escola de Ciência da Informação desde 2014.

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Publicado

2017-06-26

Número

Sección

ARTIGOS DE REVISÃO