Marketing em unidades de informação: análise dos artigos publicados em periódicos da ciência da informação e a relação com a oferta da disciplina de marketing no curso de graduação em biblioteconomia
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2019v15n2.43758Resumen
As Unidades de Informação que desejam satisfazer as necessidades informacionais de seus usuários podem recorrer às estratégias e práticas de marketing. Este artigo tem como objetivo identificar as publicações em periódicos nacionais da Ciência da Informação sobre Marketing em Unidades de Informação e a relação de oferta da disciplina de Marketing nos cursos de Biblioteconomia brasileiros, no período entre 2012 e 2017. Quanto aos aspectos metodológicos, do ponto de vista dos procedimentos técnicos, é uma pesquisa bibliográfica e, do ponto de vista dos objetivos é uma pesquisa exploratória e descritiva,com abordagem quantitativa.Os resultados evidenciaram que as Revistas ACB, BIBLOS e RBBD obtiveram o maior número de publicações entre os anos de 2013 e 2014, tendo como destaque na produção de artigos a autora Ednéia Silva Santos Rocha e as instituições de onde provêm os autores são UNESP e USP. Em relação à disciplina de marketing, das 44 Universidades analisadas 23 (53%) possuem marketing, 15 (34%) possuem marketing como requisito obrigatório, oito (18%) ofertam a disciplina como optativa. Evidencia que o Marketing como disciplina obrigatória e optativa, já é ofertada em mais de 50% dos cursos de graduação em Biblioteconomia brasileiros A Região Sudeste apontou, maior número de publicações de artigo científico sobre o tema e,por conseguinte,tem o maior número de cursos que ofertam a disciplina de Marketing nos currículos dos cursos de graduação em Biblioteconomia. A região que mais oferta a disciplina de marketing em seus currículos tem maior número de publicação sobre o assunto. Palavras-chave: Marketing. Marketing da Informação. Unidades de Informação. Marketing em organizações sem fins lucrativos.Descargas
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