A Competência em Informação no Currículo do Curso de Arquivologia da Universidade Federal Do Pará
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2019v15n1.44454Resumen
O objetivo da presente pesquisa foi investigar a presença de preceitos da Competência em Informação no currículo do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, configurada pelo desenvolvimento de uma pesquisa bibliográfica para a construção do referencial teórico, cujo objetivo abarcou um aprofundamento nas temáticas: arquivologia e competência em informação. O âmago da pesquisa concentra-se no desenvolvimento de um Estudo de Caso, cujas evidências foram coletadas pela pesquisa documental e pela aplicação de Questionários aos Diretores da Faculdade de Arquivologia. A análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) evidencia diversos elementos que caracterizam as categorias da CoInfo. A investigação descobriu que o currículo do curso apresenta uma disciplina com a temática Competência em Informação, entretanto esta não é suficiente para que o discente se aproprie dos preceitos, considerando que a disciplina não foi planejada para o contexto da Arquivologia. Espera-se que esta pesquisa seja capaz de provocar uma reflexão sobre a necessidade de readequação e atualização da disciplina “Leitura e Competência Informacional” ou formulação de uma nova disciplina adequada ao fazer arquivístico.Descargas
Citas
AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Framework for information literacy for education. Chicago, ACRL/ALA, 2015. Disponível em: < http://www.ala.org/acrl/sites/ala.org.acrl/files/content/issues/infolit/Framework_ILHE.p df>. Acesso em: 28 nov. 2018.
AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Informacion literacy competency standards for higher education. Chicago, ACRL/ALA, 2000. Disponível em:
<https://alair.ala.org/bitstream/handle/11213/7668/ACRL%20Information%20Literacy
%20Competency%20Standards%20for%20Higher%20Education.pdf?sequence=1&i sAllowed=y>. Acesso em: 30 jul. 2018.
BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011. 279p.
BELLUZZO, Regina Célia Baptista. Construção de mapas: desenvolvendo competências em informação e comunicação. 2 ed. Bauru: Cá entre nós, 2007.
BELLUZZO, Regina Célia Baptista; FERES, Glória Georges. Competência, redes de conhecimento e as metas educativas para 2021: reflexões e inter-relações. In: BELLUZZO, Regina Célia Baptista; FERES, Glória Georges; VALENTIM, Marta Lígia Pomim (Orgs.). Redes de conhecimento e competência em informação: interfaces da gestão, mediação e uso da informação. Rio de Janeiro: Interciência, 2015.
BELLUZZO, Regina Célia Baptista; ROSETTO, Márcia. Identificando o estado da arte e proposição de indicadores em competência em informação (CoInfo) no Brasil sob o foco da análise qualitativa. Congresso ibero-americano em investigação qualitativa, 6., 2017. Disponível em: < http://labirintodosaber.com.br/wp- content/uploads/2018/07/salamanca-ciaiq-2017-comunicacao-oral-marcia-e- regina.pdf>. Acesso em 12 out. 2018.
BELLUZZO, Regina Célia Baptista; SANTOS, Camila Araújo dos; ALMEIDA JUNIOR, Osvaldo Francisco. A competência em informação e sua avaliação sob a ótica da
mediação da informação: reflexões e aproximações teóricas. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p. 60-77, maio./ago. 2014. Disponível em: < file:///C:/Users/elenice.ferreira.IFPA/Downloads/19995-84783-1-PB.pdf>. Acesso em: 31 jul. 2018.
BRASIL. Lei nº 6.546, de 04 de julho de 1978. Dispõe sobre a regulamentação da profissão de Arquivista e de Técnico de Arquivo, e dá outras providências.
Planalto, Brasília, DF. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1970-1979/d82590.htm>. Acesso em: 19 jul. 2018.
CATTS, Ralph; LAU, Jesus. Towards information literacy indicators. Paris: UNESCO, 2008.
DI CHIARA, Ivone Guerreiro; BARTALO, Linete; CONTANI, Miguel Luiz. A Competência informacional e o desempenho acadêmico de estudantes de arquivologia. In: MATOS, Maria Teresa Navarro de Brito (Org.) et al. Perfil, evolução e perspectivas do ensino e da pesquisa em Arquivologia no Brasil. Salvador: EDUFBA, 2015.
DUDZIAK, Elizabeth Adriana. Information Literacy: princípios, filosofia e prática.
Ciência da informação, Brasília, v. 32, n. 1, p. 23-35, jan./abr. 2003. Disponível em:
<http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1016/1071>. Acesso em: 30 jul. 2018.
FARIAS, Laécio Lucas Sousa. A inserção da competência em informação nos cursos de graduação em arquivologia. 2018. 36 f. Trabalho de Conclusão de Cuso (Graduação em Arquivologia), Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.
FURTADO, Renata Lira. Desenvolvimento e formação de competência em
informação: Um mapeamento de modelos, padrões e documentos. 2014. 157 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Ciência da Informação, Departamento de Ciência da Informação, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.
FURTADO, Renata Lira.; BELLUZZO, Regina Célia Baptista. Gestão do conhecimento e competência em informação: possíveis relações e perspectivas de atuação do profissional Arquivista. Inf. Inf, Londrina, v. 23, n. 2, p. 314 – 339, maio/ago. 2018. Disponpvel em: http://www.uel.br/revistas/informacao/. Acesso em: 13 fev. 2019.
FURTADO, Renata Lira; BELLUZZO, Regina Célia Baptista; PAZIN, Marcia Cristina de Carva-lho. Competência em informação e arquivologia: uma revisão bibliográfica sistemática no cenário nacional e internacional. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 17, 2016, Bahia. Anais eletrônicos... Bahia: Xvii Enancib, 2016. p. 1470 - 1492. Disponível em:
http://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/50136>. Acesso em: 02 abr. 2017.
FURTADO, Renata Lira; BELLUZZO, Regina Célia Baptista; PAZIN, Marcia Cristina de Carva-lho. A Competência em informação na formação em arquivologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 18., 2017, São Paulo. Anais
eletrônicos... São Paulo: Xviii Enancib, 2017. Disponível em: < http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/xviiienancib/ENANCIB/paper/view/355>. Acesso em: 02 ago. 2017.
GESSER, Veronica; RANGHETTI, Diva Spezia. O currículo no ensino superior: princípios epistemológicos para um design contemporâneo. Revista e-curriculum, São Paulo, v. 7, n. 2, Ago. 2011. Disponível em: < http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum>. Acesso em: 28 set. 2018
HORTON JUNIOR, Forest W. Understanding information literacy: a primer. Paris: UNESCO, 2007.
JARDIM, José Maria. A formação do arquivista na sociedade da informação. In: ACTAS do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas. 2001. Disponível em: https://www.bad.pt/publicacoes/index.php/congressosbad/article/view/707/706 Acesso em 18 out 2018
MARTENDAL, Fernanda. Frasson; SILVA, Eva Cristina Leite; VITORINO, Elizete Vieira. Diálogo entre as dimensões da competência em informação e os cursos de graduação em Arquivologia do sul do Brasil. Em Questão, Porto Alegre, v. 23, n. 3, p. 53-78, set./dez. 2017.
ZURKOWSKI, Paul. The information service environment: relationships and priorities. Washing-ton, DC: National Comission on Libraries and Information Science, 1974.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Disciplina leitura e competência informacional ementa. Disponível em: <http://www.ufpa.br/biblio/ arquivos /ementas/Leitura_e_Competencia_Informacional.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2018