Livros digitais e ensino superior: revisão da literatura

Autores/as

  • Juliani Menezes dos Reis Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luciana Backes Universidade La Salle - Canoas

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2019v15n2.44982

Resumen

Este artigo apresenta uma revisão de literatura realizada a partir do levantamento de teses e dissertações englobando os termos: livro digital, biblioteca digital, professores, livro digital na educação e ensino superior. A abordagem metodológica foi o levantamento bibliográfico das pesquisas identificadas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e defendidas no período de 2003 a 2015, no Brasil. Os resultados obtidos demonstram a baixa incidência de pesquisas acadêmicas relacionando o livro digital, a biblioteca digital e ensino superior. As pesquisas realizadas por pesquisadores brasileiros em nível de dissertação e tese dizem respeito ao livro digital, biblioteca digital, leitura digital, uso de tablets em bibliotecas, uso de tecnologias digitais nas práticas pedagógicas de professores e criação de bibliotecas digitais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliani Menezes dos Reis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bibliotecária na Biblioteca de Ciências Sociais e Humanidades, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Docência no Ensino Superior – Uniasselvi (2014) Mestre em Educação - UNILASALLE (2017), Doutoranda em Educação - Universidade La Salle (2018).

Luciana Backes, Universidade La Salle - Canoas

Professora-pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação - Universidade La Salle - Canoas - Doutora em Educação.

Citas

ANDRADE, Robéria de Lourdes de Vasconcelos. Ferramentas web para construção de uma biblioteca digital livre. 2014. 164 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014. Disponível em: < https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3962 >. Acesso em: 11 jun. 2018.

ALMEIDA, Lemilson José Cavalcanti de. O livro digital no mundo editorial e a evolução histórica do copyright e das estratégias de apropriação de lucro. 2012. 367 f. Dissertação (Mestrado em Administração)– Departamento de Administração, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-04042012-204431/pt-br.php>. Acesso em: 11 jun. 2018.

BEZERRA, Emy Pôrto. Digitalizando o virtual: uma análise informacional do processo de implementação da Biblioteca Digital Paulo Freire. 2003. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2003. Disponível em: < https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3992>. Acesso em: 09 jun. 2018.

CANDATEN, Fernanda Borguezan. Trajetórias e saberes docentes na concepção sobre uso de tecnologias digitais no ensino superior: o caso da URI - Campus De Frederico Westphalen/RS. 2006. 205 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2006. Disponível em: < http://biblioteca.asav.org.br/vinculos/tede/trajetorias%20e%20saberes.pdf >. Acesso em: 13 jun. 2018.

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em rede. 11. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008. (A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura; v. 1.)

DUARTE, Marcos Nepomuceno. O livro como espetáculo: transformações do campo editorial com o advento dos e-books. 2014. 254 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014. Disponível em: < http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2083 >. Acesso em: 11 jun. 2018.

ESCALANTE, Simone Bordallo de Oliveira. O uso do tablet como recurso de apoio ao processo de ensino e aprendizagem: a percepção de jovens e professores do ensino médio. 2013. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação)– Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013. Disponível em: < https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/1986 >. Acesso em: 12 jun. 2018.

FONSECA, Leandro Guedes da. Biblioteca virtual temática em saúde focada nas necessidades do usuário e na usabilidade. Rio de Janeiro, 2012. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto Brasileiro de informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: < http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/776/1/fonseca2012.pdf >. Acesso em: 10 jun. 2018.

HOMMERDING, Nádia Maria dos Santos. Em busca da avaliação de bibliotecas digitais: caminhos e descaminhos. 2007. 217 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-20052009-140703/pt-br.php >. Acesso em: 09 jun. 2018.

LANDSHOFF, Renate. Findability: elementos essenciais para as formas de encontro da informação em Bibliotecas Digitais. 2011. 127 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital)– Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: < https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/18089 >. Acesso em: 11 jul. 2018.

LIRA, Roseane Barros da Silva. Educação de jovens e adultos e a formação de professores(as): o uso de uma biblioteca digital como ferramenta de aprendizagem. 2010. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação)– Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010. Disponível em: < https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4626 >. Acesso em: 10 jun. 2018.

LUCAS, Clarinda Rodrigues. O conceito de biblioteca nas bibliotecas digitais. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 14, n. 2, p. 15-32, jul./dez. 2004. Disponível em: < http://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000007731/fbf28e05d55e48ad13db1a6aa47e89dc >. Acesso em: 08 set. 2018.

MARTINS, Valéria Bussola O despertar para a leitura por meio de mídias digitais. 2011. 108 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011. Disponível em: < http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2122/1/Valeria%20Bussola%20Martins.pdf >. Acesso em: 23 jun. 2018.

MOSÉ, Viviane. A escola e os desafios contemporâneos. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

RIBEIRO, Ana Elisa Ferreira. Navegar lendo, ler navegando: aspectos do letramento digital e da leitura de jornais. 2008. 243 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008. Disponível em: < http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/AIRR-7DDQ6S >. Acesso em: 19 maio. 2018.

SEHN, Thaís Cristina Martino. As possíveis configurações do livro nos suportes digitais. 2014. 272 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação) – Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014. Disponível em: < https://lume.ufrgs.br/handle/10183/97246 >. Acesso em: 18 jul. 2018.

SILVA, Edna Cândida da. A biblioteca, o livro e as novas tecnologias: práticas de leitura, memórias e conhecimento. 2014. 98 f. Dissertação (Mestrado em História Cultural)– Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2014. Disponível em: < http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3330 >. Acesso em: 12 jun. 2018.

Publicado

2019-08-07

Número

Sección

ARTIGOS DE REVISÃO