Panoramas, contextos, gestão e práticas em acervos e coleções
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2019v15n2.45561Resumen
Este artigo surgiu na busca de referências bibliográficas consolidadas e ao mesmo tempo o encontro de uma diversidade considerável de temáticas relativas a gestão de acervos e coleções. Buscando compreender a gestão dos espaços de memória, refletindo sobre os termos acervos e coleções analisando seus sentidos atribuídos a partir de várias áreas em que se pratica ações envolvendo a temática. Contextualizando a gestão de coleções e suas práticas, pontuando a interdisciplinaridade e transversalidade das áreas envolvidas, apresentamos alguns exemplos.Descargas
Citas
...tales como museos y sus colecciones, archivos, obras de arte, elementos o estructuras de carácter arqueológico, parques, edificios, materiales iconográficos, literarios, teatrales, cinematográficos y musicales, que tengan un valor excepcional desde el punto de vista histórico, estético, antropológico, etnológico, artístico y científico para la Humanidad. También sumamos a nuestra definición el acerbo de tradiciones, usos y costumbres, fiestas y formas de celebración que han configurado nuestra identidad y constituyen el patrimonio intangible. uitectónicas, plásticas, literarias, etc., elementos tangibles que podrán ser observados, usados, disfrutados, apreciados y valorizados por sucessivas generaciones. Se concreta también bajo formas intangibles, cuyos mecanismos de transmisión generacional – y “conservación” – son distintos, entre ellos el Patrimonio Digital. (Aballí, 2009, p.1)
Dado que la información es un recurso básico para todas las actividades humanas, laciencia de la información no se interesa sólo por las necesidades de información de la comunidad científica y técnica, sino de las de cualquier persona o institución, ya sea para la toma de decisiones, resolución de problemas o para actividades de ocio, diversión o entretenimiento. (Molina, 2009, p. ii)
... as coleções, que, para os membros do meio intelectual e artístico, são instrumentos de trabalho e símbolos de pertença social, são, para os detentores do poder, insígnias da sua superioridade e também instrumentos que lhes permitem exercer uma dominação neste meio. (POMIAN, 1984, p.79)
É compromisso dos museus pensar a salvaguarda do seu acervo de modo a fazer com que a tríade pesquisa, comunicação e preservação seja realizada. Muitas são as ações que o profissional de museu desenvolve no que tange à gestão e ao controle do acervo: interpretar, organizar, documentar, recuperar e disponibilizar são etapas fundamentais para o tratamento da informação dos objetos museológicos e das práticas administrativas. (PADILHA, 2014, p.10)
"... o documento mais importante do acervo do museu é a Política de Gestão do Acervo" (LADKIN, 2004).