As consultas ao portal de periódicos CAPES pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG:
Uma análise sobre os seus usos (2013 – 2017)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2019v15n3.46741Resumen
O processo de aferição dos usos do Portal de Periódicos CAPES pode auxiliar na construção de políticas educacionais em instituições de ensino superior, por isso imputa-se apreciar as contextualizações científicas e acadêmicas em prol de uma utilização otimizada voltada ao acréscimo da educação científica, especialmente no que diz respeito às Pós-Graduações. O presente estudo tem como objetivo identificar o número de consultas da comunidade científica da Universidade Federal do Rio Grande – FURG ao Portal de periódicos CAPES no período compreendido entre 2013 a 2017. Além disso, verificar a representatividade dos acessos pela comunidade acadêmica da FURG diante do contexto estadual e, por fim relacionar o número de consultas aos conceitos atribuídos pelo MEC aos programas de Pós-Graduação da FURG. Este estudo caracteriza-se por ter uma abordagem quantitativa e de natureza descritiva, sendo utilizado o GeoCapes como fonte de informação para obtenção dos dados. Como resultados identificou-se o somatório de 2.032,492 milhões de consultas no período analisado, sendo representativo em 2% no que refere aos acessos de instituições do Rio Grande do Sul. Considera-se que o incentivo por meio de programas de capacitações/orientações sobre a utilização dos recursos disponíveis no Portal de Periódicos CAPES é de fundamental importância para diversos aspectos, por exemplo, o crescimento nos acessos ao portal, auxiliar na concepção de pesquisas fidedignas cientificamente e, também correlacionar com o fortalecimento de subsídios que fomentem as competências e habilidades dos acadêmicos no que diz respeito a pesquisa científica.Descargas
Citas
ALMEIDA, Elenara Chaves Edler de. A evolução da produção científica nacional, os artigos de revisão e o papel do portal de periódicos da capes. 2013. 137 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) - Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da vida e saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/72607. Acesso em: 2 out. 2018.
BRASIL. Decreto nº 29.741, de 11 de Julho de 1951. Institui uma Comissão para promover a Campanha Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Diário Oficial da União, Poder executivo, Brasília, DF, 13 jul. 1951. Seção 1, p. 10425. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1950-1959/decreto-29741-11-julho-1951-336144-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 2 out. 2018.
BRASIL, Decreto nº 50.737, de 7 de Junho de 1961. Organiza a Companhia Nacional de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior, prevista pelo Decreto n° 29.741, de 11 de julho de 1951. Diário Oficial da União, Poder executivo, Brasília, DF, 7 jun. 1961. Seção 1, p. 5154. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1960-1969/decreto-50737-7-junho-1961-390256-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em 2 out. 2018.
CENDON Beatriz Valadares; RIBEIRO Nádia Ameno. Estudo das variáveis utilizadas
nas pesquisas sobre o uso do Portal de Periódicos da CAPES. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.21, n.3, p. 101-118, set./dez. 2011. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/10265. Acesso em: 2 nov. 2018.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Histórico. Brasília, [2017?]. Disponível em: http://www.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_pcontent&view=pcontent&alias=historico&Itemid=157#. Acesso em 4 nov. 2018.
CORREA, Cynthia Harumi Watanabe et al. Portal de Periódicos da CAPES: um misto de solução financeira e inovação. RBI, Rio de Janeiro (RJ), v. 7, n. 1, p.127-145, 2008. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/8648960. Acesso em: 2 out. 2018.
GODINHO, Natalia; GONÇALVES, Renata Braz; ALMEIDA, Alex Serrano de. Competências digitais e informacionais no ensino superior: um estudo com acadêmicos na Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Rev. Digit.Bibliotecon. Cienc. Inf. Campinas, São Paulo, v.13 n.2 p.437-454, maio/ago. 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8635591. Acesso em 2 nov. 2018.
GOUVÊA, Fernando César Ferreira. A institucionalização da pós-graduação no Brasil: o primeiro decênio da Capes (1951-1961). RBPG, Brasília, DF, v. 9, n. 17, 2012. Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/312. Acesso em 2 out. 2018.
LE COADIC, Yves-François. A ciência da informação. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 1996.
MEADOWS, Arthur Jack. A comunicação científica. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 1999.
MORAES, Maria Helena Machado de. Indicadores cientométricos dos mestrados profissionais no ensino de ciências e suas contribuições a partir das dissertações. 2017. 138 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) – Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da vida e saúde, Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande, 2017. Disponível em: https://sistemas.furg.br/sistemas/sab/arquivos/bdtd/0000011845.pdf. Acesso em 2 nov. 2018.
TARGINO, Maria das Graças. Comunicação científica: o artigo de periódico nas atividades de ensino e pesquisa do docente universitário brasileiro na pós-graduação. 387f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação – UnB, Brasília, DF, 1998.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE. Anuário 2017: ano-base 2016. Rio Grande, 2017. Disponível em: https://sistemas.furg.br/sistemas/paginaFURG/arquivos/menu/000000422.pdf. Acesso em: 4 nov. 2018.