Humanização e direito à educação através da biblioterapia

Autores/as

  • Lisandra Maria Kovaliczn Nadal Instituto Federal do Paraná http://orcid.org/0000-0003-1512-0745
  • Ivan Takashi Kano Instituto Federal do Paraná
  • Jeniffer Cristina Rodrigues de Mello Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2020v16n1.52688

Resumen

A falta de acesso nos leva a pensar nas atuais formas em que um livro pode chegar a uma pessoa. O fator econômico influencia na obtenção do material físico e eletrônico igualmente, visto que há o acesso a alguns materiais online, porém é necessário o conhecimento e os meios para acessá-los. Durante anos os estudos literários estiveram focados no escritor e na obra, criando a figura do leitor ideal. Mas a prática de meios alternativos de leitura, como a biblioterapia, pode atrair “leitores reais”. O ato de ler, quando promovido fora das tradicionais salas de aula e bibliotecas, permite a descoberta de características comuns e diferenças entre os indivíduos, incentivando tanto a fantasia como a consciência da realidade objetiva, e proporcionando elementos para a construção de uma postura crítica e de alternativas aos dilemas enfrentados pelo ser humano. Sendo assim, o projeto de extensão Biblioterapia: desenvolvendo laços com livros, desenvolvido pela biblioteca do Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Jaguariaíva em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) I Vovó Tonica, teve como objetivo principal proporcionar o compartilhamento de experiências entre pacientes, servidores e discentes através da biblioterapia, incentivando a leitura como atividade terapêutica e apresentando a realidade dessa parcela da população à comunidade acadêmica. Constatou-se que, através da biblioterapia, as mulheres atendidas pelo CAPS tiveram acesso à educação de maneira não convencional em um ambiente de acolhimento. Além de assegurado seu direito à saúde, puderam estabelecer uma relação de empatia e humanização.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lisandra Maria Kovaliczn Nadal, Instituto Federal do Paraná

Auxiliar de biblioteca na Biblioteca do Instituto Federal do Paraná Campus Jaguariaíva. Graduanda em Biblioteconomia pela Claretiano (2017-), pós-graduada no MBA Internacional em Gerenciamento de Projetos pela FGV (2017) e graduada em Engenharia de Materiais pela UEPG (2013).

Ivan Takashi Kano, Instituto Federal do Paraná

Professor EBTT em Língua Espanhola, Redação e Literatura do Instituto Federal do Paraná Campus Jaguariaíva. Possui graduação em Português/Espanhol pela Universidade Federal Fluminense (2008), mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2011) e doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (2016).

Jeniffer Cristina Rodrigues de Mello, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Graduanda de Licenciatura em História (2020-) e Técnica em Biotecnologia pelo Instituto Federal do Paraná (2020)

Publicado

2020-10-19

Número

Sección

RELATOS DE EXPERIÊNCIA