A leitura nas bibliotecas escolares

uma necessária integração entre professores e bibliotecários

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2020v16n3/4.52721

Resumen

A Biblioteca Escolar tem como função contribuir com a Escola no processo de ensino, aprendizagem e socialização dos estudantes e desenvolver desde o início de sua escolarização as habilidades para localizar, selecionar e interpretar conteúdos informacionais. Contudo, como as práticas de leitura podem ser eficazes na facilitação do processo de ensino-aprendizagem no âmbito escolar? Para responder esta pergunta adota-se quanto aos objetivos metodológicos uma pesquisa exploratória e descritiva e quanto aos procedimentos metodológicos tem-se uma pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados indicam que as práticas de leitura podem ser eficazes na facilitação do processo de ensino-aprendizagem no âmbito escolar quando os problemas econômicos e as nuances socioculturais, forem amenizadas ou sanadas e ofertadas condições propicias ao progresso educacional dos estudantes, bem como quando houver o imprescindível trabalho de integração entre o bibliotecário e o professor no ambiente escolar.

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Biografía del autor/a

Alexandre Oliveira de Meira Gusmão, Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal de Rondonópolis

Professor Associado I - Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal de Rondonópolis – Mato Grosso, Brasil. Doutor em Documentación pela Universidad Carlos III de Madrid (2012). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (2001). Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco (1995).

Aimê Pereira Dantas, Universidade Federal de Rondonópolis.

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Mato Grosso, Campus de Rondonópolis.

Káthia dos Santos Rocha, Universidade Federal de Rondonópolis

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Rondonópolis, Graduada em Biblioteconomia da Universidade Federal de Mato Grosso.

Publicado

2021-02-16

Número

Sección

ARTIGOS DE REVISÃO