O PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO E O MARKETING PESSOAL: conquistando espaços nas bibliotecas da cidade de João Pessoa-PB

Autores/as

  • Adriana Helena Souza Uchoa
  • Alzira Karla Araújo da Silva

Resumen

O Marketing Pessoal vem fortalecendo o crescimento pessoal e profissional no mercado de trabalho, atraindo e mantendo relacionamentos e gerando satisfação pela atuação dos segmentos profissionais. O profissional da informação – bibliotecário – vem tentando conquistar esse espaço e estabelecer sua imagem como aquele que atua com o processo de ciclo informacional. Assim, questionamos: como o bibliotecário tem utilizado o marketing pessoal para se sobrepor a outras profissões e tornar-se um diferencial no mercado? Quais as estratégias utilizadas por eles para manterem-se em destaque no mercado de trabalho? Objetiva-se verificar a utilização do Marketing Pessoal pelo bibliotecário como ferramenta para entrada no mercado de trabalho, consolidação da profissão e ascensão profissional na cidade de João Pessoa/ PB. Observa-se profissionais de sete unidades de informação, representantes dos diversos tipos de biblioteca. Adota-se a observação não-participante e o questionário como técnica de coleta de dados. Obtém-se como resultados o perfil dos gestores das bibliotecas como sendo a maioria do sexo feminino, com idade ente 20 e 35 anos e, geralmente, apenas graduados, atuando em bibliotecas de instituições privadas do tipo especializada e universitária. Com relação aos aspectos de Marketing Pessoal percebe-se o seu uso na promoção inter-profissional, estabelecendo-se uma comunicação entre os pares e secundarizando a sua promoção no mercado. Para entrada no mercado os bibliotecários preocupam-se com a imagem transmitida, diferenciando-se pelo Potencial Intelectual. Para permanecer procuram satisfazer seus clientes internos, mas esquecem dos externos. As estratégias utilizadas resumem-se a divulgação, satisfação, rede de relacionamento e comunicação, com indícios de endomarketing e marketing do conhecimento. Conclui-se que faz-se necessário o planejamento pessoal e o desenvolvimento de estratégias que projetem o profissional da informação para o mercado. Sugere-se, para tanto, a aplicação do Marketing Pessoal através de ações que possibilitem o registro da “marca” desse profissional, contribuição para sua entrada, permanência, consolidação e ascensão profissional no mercado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2006-01-01

Número

Sección

ARTIGOS