Socializar aprendizagens e mediar informações
interfaces e contribuições da perspectiva freiriana á ciência da informação
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2021v17n3.61021Resumen
O objetivo deste artigo identificar possíveis contribuições que nascem da interface entre a Ciência da Informação (CI) e a aprendizagem mediada pelas contribuições de Paulo Freire. Trata-se de um estudo teórico com intersecções temáticas entre a Ciência da informação e a Educação. Destaca-se que ambas tem construído interfaces fecundas, principalmente no campo da socialização da informação, considerando fundamentos da pedagogia freireana, e que essa mediação pode trazer contribuições significativas com o aprofundamento dos estudos. Como metodologia da pesquisa, além da pesquisa bibliográfica dos livros de Paulo Freire, buscamos por autores que dialogassem com a temática. Nesse processo, buscamos analisar a concepção do educador e do profissional da informação, que emerge de atividade profissional e propor, de acordo com a teoria de Paulo Freire, caminhos para que os (as) profissionais se reconheçam e se assumam como mediadores, autores, autônomos e criadores. Conclui-se que muitos são os fatores a serem superados, mas, que à luz da teoria de Freire, podem ser superados através de luta, resistência, competência científica, ética, democracia, coerência e tantos outros quesitos que o ensinar exige.