Um estudo sobre a formação do bibliotecário e a prática no serviço de referência

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2021v17n4.61372

Resumen

O artigo apresenta um estudo sobre o currículo de biblioteconomia, com foco no serviço de referência, e prática do profissional do citado serviço. O objetivo é o de compreender qual é a influência do currículo de biblioteconomia na prática cotidiana do bibliotecário de referência, de forma a verificar como se dá tal prática profissional frente ao aprendizado teórico da graduação em biblioteconomia.  Para tanto, optou-se por uma pesquisa qualitativa, na qual foi realizada uma entrevista semiestruturada em profundidade com oito bibliotecários de bibliotecas públicas, escolares, universitárias e especializadas, que atuam no setor de referência. Adotou-se, ainda, a observação dos participantes no próprio local de trabalho. Os resultados apontaram que as disciplinas cursadas na graduação têm pouca influência na prática, e há outros fatores considerados importantes, como os estágios e a experiência da prática diária. Contudo, com a observação, verificou-se que teorias são aplicadas à prática, o que é notável por meio do atendimento diferenciado e mais qualificado do bibliotecário de referência. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gracirlei Maria de Carvalho Lima, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Mina Gerais.

Bibliotecária-documentalista na Escola de Engenharia da UFMG.

Publicado

2021-12-31

Número

Sección

RELATOS DE PESQUISA