Atravessamentos de um devir professor de uma prática á deriva

considerações de um habitante das séries iniciais sobre a biblioterapia como (in)vento para a prática literária

Autores

  • Lucas Veras de Andrade Secretaria Municipal de Educação de Teresina http://orcid.org/0000-0002-2087-6371
  • Thiago Felício Barbosa Pereira Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Resumo

O texto se configura como um atravessamento de ideias, contornadas por uma escrita cartográfica, de um devir professor que aposta na biblioterapia como invenção de prática escolar de leitura e escrita literária. Nesse sentido, tem-se como objetivo refletir a biblioterapia como um novo modo de praticar literatura na escola, partindo nesse ensejo, da ideia de leitura menor, um desdobramento deleuze-guattariano, desenvolvido por Benevutto (2017). Para isso, o texto é tecido a partir de uma pesquisa bibliográfica mergulhada ao método cartográfico (DELEUZE; GUATTARI, 1995) em que se propõe um cruzamento argumentativo, construído e retomado mediante experiências vividas, observadas e pesquisadas no território da escola pelo proponente do estudo aos pensamentos de diversos autores. Ao fim, defende-se a biblioterapia como paisagem poética que confere a escola a possibilidade de ser espaço desse acontecimento. E, mais que isso, a biblioterapia ao demonstrar-se como linha de fuga, cria-se nas práticas de vivências literárias uma aura para que tanto a escrita como a leitura literária sejam um desejo, uma degustação.

 

Palavras-chave: leitura literária; biblioterapia; método cartográfico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Veras de Andrade, Secretaria Municipal de Educação de Teresina

Professor das Séries Inicias da Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação de Teresina. Pesquisador vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Biblioteconomia e Ciência da Informação (GEPEBIC), do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Linha de Pesquisa: Literatura, Leitura e Biblioterapia.

Thiago Felício Barbosa Pereira, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutorando e Mestre em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, atuando principalmente no seguinte tema: literatura.

Downloads

Publicado

2022-12-26

Edição

Seção

RESUMOS DE MONOGRAFIAS