Biblioteca Escolar e Sala de leitura
diferenças, competências e contribuições no ambiente escolar brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2023v19n2.67200Resumen
Bibliotecas escolares e salas de leitura desenvolvem importantes papéis nas escolas sendo, porém, necessária a distinção das atribuições de tais espaços que desempenham funções distintas, mas que conversam entre si. Este artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão acerca das bibliotecas escolares e salas de leitura no contexto educacional brasileiro. Trata-se de um estudo qualitativo e exploratório, de natureza bibliográfica e documental, que busca refletir quanto ao funcionamento, diferenças e contribuições desses espaços no ambiente escolar. Observou-se a existência de uma confusão conceitual quanto as bibliotecas escolares e as salas de leitura nos documentos legais e políticas públicas sobre o tema no qual se referem a ambas como sinônimos, o que implica em uma série de dificuldades e equívocos para o a identificação e regulamentação desses espaços. A consulta realizada na literatura especializada, bem como nos documentos e legislações nacionais e internacionais sobre o tema, identificou algumas características que podem contribuir na caracterização desses espaços. Conclui-se a necessidade da criação de regulamentação e ações por parte das secretarias de educação municipais e estaduais, das instituições de ensino privado e principalmente por parte do Ministério da Educação, definindo com especificidade tais espaços e que orientem com clareza quanto sua atuação, além da promoção de novos estudos nessa temática entrelaçando os conhecimentos produzidos nos campos da Educação e da Biblioteconomia, de forma a melhorar a atuação e os benefícios de bibliotecas escolares e salas de leitura para o sistema de ensino e a comunidade escolar.