Desinformação, competência em informação e letramento digital a partir da perspectiva da ciência da informação
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2024v20n3.70307Resumen
Com o maior acesso proporcionado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), a informação vem se mostrando um objeto estratégico nas relações sociais contemporâneas tendo a necessidade de estudos que visem compreender a desinformação, competência informacional e letramento digital. O artigo tem como objetivo analisar o estado da arte da relação entre os termos desinformação, competência em informação e letramento digital na CI na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI) e no Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto (OASISBR) no período de 2011 a 2021. A pesquisa é classificada como descritiva e exploratoria com procedimentos técnicos de estudo bibliométrico e abordagem quantitativa. Os dados foram coletados nas bases de dados BRAPCI e OasisBR. Os resultados demonstram que houve um aumento no número de publicações referentes ao tema a partir de 2017, em parte influenciado pela pandemia da Covid-19. Identificou-se também que essa tendência deve-se manter mesmo com a diminuição do impacto da pandemia após 2022. Conclui-se que o investimento em educação tecnológica é primordial para frear a quantidade massiva de conteúdo inapropriado, sobretudo, enfatizando as competências que vão além do letramento: saber buscar, reconhecer e fazer o uso ético de informações advindas de fontes confiáveis.