Pesquisando na Internet: uma análise sobre metodologias utilizadas em dissertações do PPGCI-UFPB

Autores

  • Luiza Goés Camboim Universidade Federal da Paraíba
  • Emy Porto Bezerra Universidade Federal da Paraíba
  • Ítalo José Bastos Guimarães Universidade Federal da Paraíba

Resumo

O artigo tem por objetivo realizar um levantamento quantitativo sobre metodologias de pesquisa utilizadas em dissertações defendidas no PPGCI/UFPB, no que tange ao uso da internet como suporte metodológico. Os métodos tradicionais de pesquisa, tanto qualitativos ou quantitativos, têm sido utilizados na internet como mecanismo de alcance dos objetivos de pesquisa. Para tanto foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva, a partir da análise de 19 dissertações de mestrado em que constavam métodos de pesquisa baseados em internet. Foi constatado um aumento do número de estudos desenvolvidos num período de 6 anos, de 2007 a 2013. Do ponto de vista metodológico, verificou-se que a maioria das dissertações realizaram pesquisas de cunho exploratório ou descritivo, representando 37% cada. O tipo de abordagem mais comum foi a quanti-qualitativa totalizando 58%. Os procedimentos mais comuns adotados nas pesquisas foram os bibliográficos, documentais e análise de redes sociais e as técnicas mais utilizadas foram o questionário online e a pesquisa documental. Concluiu-se que a internet configura-se como uma excelente oportunidade para o desenvolvimento de pesquisas e estudos. Todavia, o seu acesso não é universal e cabe ao pesquisador analisar, com base no seu problema de pesquisa e objetivos estabelecidos, se o uso da internet será a forma mais eficiente para alcançar os resultados.

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Biografia do Autor

Luiza Goés Camboim, Universidade Federal da Paraíba

Graduação em Engenharia Civil (1997), Graduação em Administração (2009) e Mestrado em Engenharia de Produção (2001) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), além de MBA em Gestão Empresarial (2007) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ). Professora Assistente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem experiência na área de Gestão, com ênfase em Gestão da Informação, Gestão de Operações, Gestão de Materiais e Empreendedorismo.

Emy Porto Bezerra, Universidade Federal da Paraíba

Possui Curso Superior em Tecnologia Química pela Universidade Federal da Paraíba (Campina Grande-1999) e mestrado em Ciência da Informação também pela UFPB (João Pessoa-2003). Atualmente é Professor Assistente IV do curso de Comunicação Social (Educomunicação) da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase na Gestão da Informação em Espaços Culturais na Internet, atuando principalmente nos seguintes temas: biblioteca digital, música, software livre, educação à distância e cibercultura.

Ítalo José Bastos Guimarães, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Estuda temas como: Usabilidade na Web; Acessibilidade na Web; Arquitetura da Informação. Graduado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

2016-03-30

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA