“SARAVÁ KEHINDE!”: o carnaval do Rio de Janeiro como manifesto político
DOI:
https://doi.org/10.46906/caos.n32.69595.p69-86Palabras clave:
carnaval, emoção, política, literaturaResumen
O presente artigo discute a emoção no universo das escolas de samba do Rio de Janeiro. Tomada como um elemento central e um sentimento universal durante o processo de construção do desfile de carnaval, a emoção é capaz de impulsionar as escolas de samba na disputa do concurso de carnaval. Diante da mobilização frequente de múltiplos sentimentos pelos diversos atores das agremiações, este artigo se propõe a investigar os impactos, efeitos e consequências da emoção no carnaval das escolas de samba. Para tanto, tem-se como objeto central do estudo o desfile Um defeito de cor, baseado em livro homônimo (Gonçalves, 2006), da escola de samba Portela, eleito nas categorias melhor enredo e melhor desfile do carnaval 2024 em uma premiação de grande relevância no carnaval do Rio de Janeiro. A análise do trabalho está centralizada no campo da antropologia das emoções e em conceitos desenvolvidos por Lila Abu-Lughod e Catherine Lutz (1990). Para além de apresentar a sistematização desse campo teórico pelas autoras na década de 1980, o artigo expõe elementos presentes no universo das escolas de samba e o desfile de 2024 da Portela. Como resultado, observou-se que a emoção é o fator responsável por produzir uma dimensão micropolítica no carnaval das escolas de samba do Rio de Janeiro que busca alterações da realidade social dos desfilantes e do público.
Descargas
Métricas
Citas
ABU-LUGHOD, Lila; LUTZ, Catherine. Language and the politics of emotion. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
CANDEIA FILHO, Antonio; ARAÚJO, Isnard. Escola de samba: árvore que esqueceu a raiz. 2. ed. Nova Iguaçu: Carnavalize, 2023.
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Carnaval carioca dos bastidores ao desfile. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2008.
FARIAS, Júlio Cesar. O enredo de escola de samba. Rio de Janeiro: Litteris, 2007.
GONÇALVES, Ana Maria. Um defeito de cor. Rio de Janeiro: Record, 2006.
LEMOS, Julianna; COUTO, Rita; TILL, Joy. É no chuê-chuá: um mergulho nos enredos das escolas de samba do Grupo Especial. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 14., 2022, São Paulo. Anais [...] São Paulo: Blucher, 2022. p. 3498-3518.
MANGABEIRA, Clark; MARQUES, Victor. Assombros e enredos: escolas de samba em perspectiva antropológica. 2. ed. Nova Iguaçu: Carnavalize, 2023.
ORTIZ, Elsa Maria Nitsche. O sujeito do samba-enredo. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 1, n. 2, p. 115-132, 1998. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/15486. Acesso em: 4 maio 2024.
PAVÃO, Fábio. Uma comunidade em transformação: modernidade, organização e conflito nas escolas de samba. 2005. Dissertação (Mestrado em antropologia) — Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-graduação em Antropologia, Niterói, 2005. Disponível em: https://www.academiadosamba.com.br/monografias/FabioPavao-2.pdf. Acesso em: 05 mar. 2024.
GRÊMIO RECREATIVO ESCOLA DE SAMBA PORTELA. Um defeito de cor. In: LIESA — Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Site oficial, 2024. p. 119-198. Disponível em: https://liesa.globo.com/downloads/carnaval/abre-alas-segunda-carnaval-2024.pdf. Acesso em: 4 maio 2024.
REZENDE, Claudia Barcellos; COELHO, Maria Claudia. Antropologia das emoções. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 2010.
ROSALDO, Michele Zimbalist. Em direção a uma antropologia do self e do sentimento. RBSE – Revista Brasileira de Sociologia da Emoção, João Pessoa, v. 18, n. 54, p. 31-49, dez. 2019. Disponível em: https://www.cchla.ufpb.br/rbse/RosaldoArt_RBSEv18n54dez2019.pdf. Acesso em: 21 abr. 2024.
SOUZA, Carlos Antonio Nascimento de. “O meu samba é manifesto”: a dimensão micropolítica das escolas de samba do Rio de Janeiro. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) — Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Carlos Antonio Nascimento de Souza
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A Caos é regida por uma Licença da Creative Commons (CC): CC BY-NC 4.0, aplicada a revistas eletrônicas, com a qual os autores declaram concordar ao fazer a submissão. Os autores retêm os direitos autorais e os de publicação completos.
Segundo essa licença, os autores são os detentores dos direitos autorais (copyright) de seus textos, e concedem direitos de uso para outros, podendo qualquer usuário copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, remixar, transformar e criar a partir do material, ou usá-lo de qualquer outro propósito lícito, observando os seguintes termos: (a) atribuição – o usuário deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Os usos podem ocorrer de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira haver o apoio ou aprovação do licenciante; (b) NãoComercial – o material não pode ser usado para fins comerciais; (c) sem restrições adicionais – os usuários não podem aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Recomendamos aos autores que, antes de submeterem os manuscritos, acessem os termos completos da licença (clique aqui).