ANTROPOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS: apresentação do dossiê

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46906/caos.n29.64759.p10-15

Palavras-chave:

antropologia, políticas públicas, políticas culturais, território

Resumo

O texto realiza uma breve análise da relação entre antropologia e políticas públicas como um novo campo de estudos e apresenta o conteúdo dos artigos que compõe o dossiê antropologia e políticas públicas: confluências epistêmicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alicia Ferreira Gonçalves, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Unicamp. Mestre em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pós-doutora em Antropologia Social por Ciesas/Sureste. Professora Associada III da Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-graduação em Antropologia (PPGA). Linhas de pesquisa: "Políticas Sociais e Desenvolvimento" e "Território, Identidade e Meio Ambiente". Coordenadora do Grupo Interdisciplinar em Cultura, Sociedade e Ambiente" (GIPCSA). Em 2017, coordenou a Escola de Altos Estudos: "Sociedade, Cultura e Ambiente" na UFPB com patrocínio da Capes. Currículo Lattes.

Alberto dos Santos Cabral, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Pós-doutor em Antropologia Social (PPGA/ UFPB); doutor em Desenvolvimento Sustentável (CDS/ UnB), com sanduíche doutoral em Mercadologia na Maastricht University (Holanda), junto ao programa CAPES/NUFFIC, financiado pela CAPES; mestre em Engenharia de Produção (UFPB); MBA em Planejamento, Gestão e Marketing do Turismo (UCB); especialista em Gestão Estratégica de Negócios (UFCG), bacharel em Ciências Sociais (UFPB); leather goods designer (UFPB/ PISIE - Itália). Trabalha em uma abordagem transversal cobrindo os seguintes tópicos: objetivos de desenvolvimento sustentável; economia circular; tradições culturais, identidade e sustentabilidade; etnodesenvolvimento; argumentação técnica e gestão de projetos; análise, desenvolvimento e adequação de políticas públicas; construção de cenários prospectivos; certificações socioambientais. Currículo Lattes.

Maristela Oliveira de Andrade, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1978), especialização em Antropologia Cultural (UFPE) (1984) e doutorado em Étude Latino-Americaine/ Anthropossociologie des Religions – Institut de Hautes Études de l'Amérique Latine – IHEAL, Universite de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (1983). É professora titular aposentada da Universidade Federal da Paraíba. Criou o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura, Sociedade e Ambiente (2012), do qual é coordenadora adjunta. Atua principalmente nos seguintes temas: território, populações tradicionais, desenvolvimento e meio ambiente, bem como no campo da religião e religiosidades, movimentos religiosos contemporâneos. Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2022-12-08

Edição

Seção

DOSSIÊ ANTROPOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS: CONFLUÊNCIAS EPISTÊMICAS