MUDANDO DE ROTA NO TRAJETO E SEGUINDO CAMINHOS NAS FRONTEIRAS DA ANTROPOLOGIA: entrevista com Maristela Andrade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46906/caos.n31.68434.p338-361

Palavras-chave:

Maristela Andrade, percurso antropológico, cultura, meio ambiente.

Resumo

Maristela Oliveira de Andrade é professora titular universitária aposentada, graduada em psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1978). Tem pós-graduação em antropologia cultural (UFPE) (1984). Doutora em Études Latino-americaines/Anthropossociologie des Religions pela Université de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (1983). Seus estudos apresentam interfaces com as temáticas de território, populações tradicionais, desenvolvimento e meio ambiente, bem como no campo da religião e religiosidades, movimentos religiosos contemporâneos. Autora dos livros: 500 Anos de catolicismos & sincretismos no Brasil (2002); Cultura e tradição nordestina: ensaios de história cultural e intelectual (2000); Anotações sobre a obra etnográfica de Câmara Cascudo (1999), entre outros. Dentre os livros organizados destaque para Roger Bastide e o Brasil (2004) e o mais recente Relações entre universidades e comunidades: o circuito da dádiva e a sustentabilidade dos territórios (2021). Recebeu dois prêmios: em 1998, o Prêmio Manoel Ferreira Nobre pelo Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte; e em 1997, recebeu a Menção Honrosa na área de ciências humanas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, na Universidade Federal da Paraíba. Aposentou-se do magistério em 2016. Criou o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura, Sociedade e Ambiente (2012), do qual é coordenadora adjunta. A entrevista foi realizada a partir de um roteiro semiestruturado, e aconteceu de forma remota, via plataforma de vídeo conferência Zoom.us, no dia 29 de setembro de 2023.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maristela Oliveira de Andrade, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professora titular aposentada da Universidade Federal da Paraíba. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1978), especialização em Antropologia Cultural (UFPE) (1984) e doutorado em Étude Latino-Americaine/ Anthropossociologie des Religions – Institut de Hautes Études de lAmérique Latine – IHEAL, Universite de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (1983). Criou o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura, Sociedade e Ambiente (2012), do qual é coordenadora adjunta. Atua principalmente nos seguintes temas: território, populações tradicionais, desenvolvimento e meio ambiente, bem como no campo da religião e religiosidades, movimentos religiosos contemporâneos. Lattes.

Geziane do Nascimento Oliveira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professora de Sociologia na rede pública estadual do ES, Socióloga (registro SRP 0000056/PB) e Assistente Editorial na Revista CAOS - Revista Eletrônica de Ciências Sociais da UFPB. Graduanda em Licenciatura em Letras/ Português/Inglês pela UniFaveni; Graduada em Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia (Bacharelado - 2013 e Licenciatura - 2018) pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB; Especialista em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí/UFPI (2022) e Mestra em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB (2017). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sociologia Política (GRESP), atuando na linha de pesquisa Desigualdades, Hierarquias Sociais e Cidadania. Atua na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Política e Sociologia da Educação. Tem realizado pesquisa e produção acadêmica nas seguintes áreas: políticas públicas; juventude; participação social; a relação entre a sociedade civil e o Estado; Direitos Humanos; Educação em Direitos Humanos; pobreza e vulnerabilidade social. Além disso, está iniciando pesquisas na área de Educação com as seguintes temáticas: Educação Básica; Sociologia e Projeto de Vida; BNCC e o Novo Ensino Médio; dentre outros. Também atua e tem interesse em outras temáticas, tais como: metodologia de pesquisa; Gênero e diversidade e Pesquisas Antropológicas. Lattes.

Downloads

Publicado

2023-12-11

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)