Tron: uma representação pioneira do ciberespaço
Resumo
O presente artigo analisa o filme Tron (1982) como representação pioneira do ciberespaço e fundadora de um imaginário sobre o tema empregado em produções posteriores como Matrix (1999). Para criar o seu ciberespaço, Tron utiliza elementos dos computadores e videogames de sua época e refere-se à natureza matemática e eletrônica dos ambientes virtuais. Neste artigo discute-se ainda a ideia do ciberespaço como heterotopia e a dificuldade de se estabelecer uma estética que corporifique esta ideia no cinema.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para Revista Culturas Midiáticas implica na transferência, pelos autores (as), dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor (a), com direitos da Revista Culturas Midiáticas sobre a primeira publicação. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).