Facebook Event as a platform to promote engagement in social movements
Theory of performativity applied to social networks
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-5930.2020v13n1.51507Resumo
Este artigo reflete sobre a aplicação da Teoria da Performatividade em processos comunicacionais complexos como os que emergem das redes sociais. A Teoria dos Atos de Fala, de Austin (1975), e o conceito de Performatividade, de Butler (1997), são recuperados para encontrar mecanismos de análise em enunciados que são intrínsecos à estrutura das ferramentas de sites. Em paralelo, usa-se também a Teoria Ator-Rede, de Latour (2017). Como resultado, chegamos à conclusão que o uso da ferramenta Eventos do Facebook implica em performatividade, uma vez que ao pressionar os botões “Ir” ou “Interessado” o usuário expressa diferentes significados. Em termos sucintos, a performatividade permite a produção de efeitos através da linguagem (atos de fala) nas de Redes Sociais digitais.
Palavras-chave: Eventos do Facebook. Performatividade. Atos de Fala.
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