A influência dos videogames na linguagem cinematográfica:

o caso “300” e a estética Playstation

Autores

  • Rodrigo Carreiro Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Palavras-chave:

Cinema., Videogame, Estética

Resumo

Este artigo analisa a influência crescente de componentes estéticos e narrativos dos videogames em filmes contemporâneos, usando o filme “300”, do diretor Zack Snyder, como estudo de caso. Montagem, desenho do som e estrutura narrativa – a divisão em três atos se torna mais frágil, substituída por um movimento dramático em que o herói precisa superar obstáculos sucessivos com grau de dificuldade crescente – são alguns dos pilares do que chamamos de Estética Playstation. Esta variação da poética do cinema intensifica a chamada Estética MTV, baseada em cortes rápidos e sons tratados eletronicamente, e que tem sido predominante desde a década de 1980.

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Publicado

2011-12-09

Como Citar

CARREIRO, R. A influência dos videogames na linguagem cinematográfica:: o caso “300” e a estética Playstation. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 3, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/11717. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos