O paradigma do real na fotografia

Autores

  • Débora Klempous CORRÊA
  • Dirce Vasconcellos LOPES

Resumo

Acorrentar a fotografia ao seu referente real, relegando o papel humano ao de simples operador dessa máquina de duplicação, resulta no velamento dos mecanismos ideológicos intrínsecos a esse código. Este trabalho intenciona questionar a fotografia como índice do real – resultante da insistência na metáfora do espelho em muitos estudos na área que eclodiram a partir da década de 1980 –, ressaltando sua condição de imagem idealizada pela perspectiva artificialis, cuja intenção era produzir um análogo mais exato do real. Seu mecanismo ideológico é discutido com a análise da cobertura da campanha política para prefeitura de São Paulo, idealizada pelo coletivo de fotógrafos Cia da Foto para o jornal Folha de S. Paulo, em 2008.

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Publicado

2011-12-09

Como Citar

CORRÊA, D. K.; LOPES, D. V. O paradigma do real na fotografia. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 3, n. 2, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/11733. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos