Estratégias e desafios discursivos da propaganda eleitoral no deslocamento para o ciberespaço: a campanha para a prefeitura de Vitória no Facebook

  • Maria Dalva RAMALDES

Resumo

Este artigo examina o deslocamento da propaganda eleitoral para o ciberespaço e os desafios discursivos que se impõem pela regência a uma lógica rizomática, colaborativa e multidirecional, considerando o fato de a horizontalização do processo comunicativo nas redes sociais ampliar potencialmente a possibilidade de o internauta ser, simultaneamente, produtor e consumidor de conteúdo. Objetiva, ainda, refletir sobre a consolidação das redes sociais como plataformas de visibilidade em processos eleitorais. Identifica semioticamente as estratégias discursivas direcionadas à mobilização da militância e à persuasão dos eleitores em geral. A análise tem como corpus as postagens iniciais nos perfis oficiais de campanha, no Facebook, de dois candidatos a prefeito de Vitória, Espírito Santo, em 2012.
Publicado
2012-11-24
Como Citar
RAMALDES, M. D. Estratégias e desafios discursivos da propaganda eleitoral no deslocamento para o ciberespaço: a campanha para a prefeitura de Vitória no Facebook. Culturas Midiáticas, v. 5, n. 2, 24 nov. 2012.
Seção
Artigos