Estratégias e desafios discursivos da propaganda eleitoral no deslocamento para o ciberespaço: a campanha para a prefeitura de Vitória no Facebook
Resumen
Este artigo examina o deslocamento da propaganda eleitoral para o ciberespaço e os desafios discursivos que se impõem pela regência a uma lógica rizomática, colaborativa e multidirecional, considerando o fato de a horizontalização do processo comunicativo nas redes sociais ampliar potencialmente a possibilidade de o internauta ser, simultaneamente, produtor e consumidor de conteúdo. Objetiva, ainda, refletir sobre a consolidação das redes sociais como plataformas de visibilidade em processos eleitorais. Identifica semioticamente as estratégias discursivas direcionadas à mobilização da militância e à persuasão dos eleitores em geral. A análise tem como corpus as postagens iniciais nos perfis oficiais de campanha, no Facebook, de dois candidatos a prefeito de Vitória, Espírito Santo, em 2012.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para Revista Culturas Midiáticas implica na transferência, pelos autores (as), dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor (a), com direitos da Revista Culturas Midiáticas sobre a primeira publicação. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).