Entre o utilitário e o hedônico:

uma breve reflexão sobre o consumo no mercado informal

Autores

  • Rogério Luiz Covaleski PPGC/UFPB
  • Sthael Luiza Fiabane

Palavras-chave:

Consumo, Publicidade, Comércio Informal, Comunicação Popular, Espírito Empreendedor

Resumo

Este artigo é o resultado da observação e análise da comunicação verbal produzida por comerciantes informais no centro do Recife,que foi contraposta com conceitos do sociólogo ZygmuntBauman (2008) e relativizada por meio de considerações do antropólogoEverardo Rocha (2006) em referênciaao fenômeno do consumo. Com a finalidade de entender as produções na informalidade e a cultura em que se inserem, lançamos um olhar direcionado a mercadores que trabalham com produtos de fins exclusivamente utilitários e abordamos as classificações e os significados, imprescindíveis para o consumo, atribuídos aos objetos neste mercado. No contexto estudado, há menor apelo a desejos embebidos de emoção, representações espetaculares e recursos estéticos que se valem de imagens e silenciam o produto. Na comunicação popular, os comerciantes recorrem ao objeto e suas principais funções, contrariando uma lógica predominante de comunicação e mercado que enfatiza a dimensão hedônica e de distinção.

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Publicado

2015-06-26

Como Citar

COVALESKI, R. L.; FIABANE, S. L. Entre o utilitário e o hedônico:: uma breve reflexão sobre o consumo no mercado informal. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 8, n. 1, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/24708. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos