Efeitos de realidade em programas popularescos:

a constituição ethópica dos sujeitos-jornalistas nos televisivos “Documento Especial – Televisão Verdade” e “Brasil Urgente

Autores

  • Eliza Bachega Casadei PPGC/UFPB
  • Carlos Alberto Garcia Biernath
  • Kelly De Conti Rodrigues

Palavras-chave:

Análise de Discurso, Brasil Urgente, Comunicação, Documento Especial, Televisão

Resumo

A partir do pressuposto de que os efeitos de realidade são engendrados a partir de características específicas de cada gênero jornalístico, o objetivo do presente artigo é estudar a construção discursiva da autoridade jornalística em programas popularescos. Neste sentido, este trabalho pretende emaranhar-se em duas peças jornalísticas televisivas que marcaram época quando de suas exibições: Documento Especial: Televisão Verdade, na edição “O País da Impunidade” –que não foi ao ar, e Brasil Urgente, na edição de 28/11/2012, em que o apresentador José Luiz Datena negocia, ao vivo, com um sequestrador que mantinha a mãe e a irmã reféns. Para isso, nos municiaremos com a Análise de Discurso de tradição francesa para analisarmos como se configurou a identidade dos sujeitos jornalistas envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-06-26

Como Citar

CASADEI, E. B.; BIERNATH, C. A. G.; RODRIGUES, K. D. C. Efeitos de realidade em programas popularescos:: a constituição ethópica dos sujeitos-jornalistas nos televisivos “Documento Especial – Televisão Verdade” e “Brasil Urgente. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 8, n. 1, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/24714. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos