YouTuber Mirim e Eu Digital:

trajetórias e interações mercadológicas e comunicacionais

Autores

  • Manuela do Corral Vieira Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Danuta de Cássia Leite Leão Universidade da Amazônia (Unama)/Faculdade de Estudos Avançados do Pará (FEAPA)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-5930.2020v13n2.45414

Palavras-chave:

Infância, Youtuber Mirim, Comunicação, Interação, Digital

Resumo

O presente artigo busca refletir e analisar as interações comunicativas das crianças com a plataforma digital YouTube, considerando as estratégias mercadológicos e comunicacionais desse eu no digital. Neste sentido, enfoca-se esta geração conectada, os chamados “nativos digitais” (PRENSKY, 2001), tendo como perspectiva analítica as crianças enquanto sujeitos sociais e suas relações com a mídia YouTube, considerando suas intencionalidades e apropriações, a fim de compreender a importância do lugar que a infância ocupa na contemporaneidade digital. Neste sentido, o estudo aponta para a necessidade de compreender os impactos destas relações sociais e tecnológicas, como a exposição do sujeito, a influência e as narrativas advindas com as práticas de consumo, bem como as transformações que a própria noção sobre o que é ser criança e no que consiste a infância trazem quando se analisam essas produções de conteúdo e seus agenciamentos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuela do Corral Vieira, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Antropologia. Líder do Grupo de Pesquisa Comunicação, Consumo e Identidade – Consia (CNPq/UFPA), integrante do Grupo de Pesquisa em Propaganda e Publicidade – GRUPPU (UFPA/CNPq).

Danuta de Cássia Leite Leão, Universidade da Amazônia (Unama)/Faculdade de Estudos Avançados do Pará (FEAPA)

Doutoranda no Programa PPGCLC na Unama. Integrante dos grupos de Pesquisa Comunicação, Consumo e Identidade (UFPA-CNPq)  e Grupo de Pesquisa em Propaganda e Publicidade – GRUPPU (UFPA/CNPq).

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

VIEIRA, M. do C. .; LEÃO, D. de C. L. . YouTuber Mirim e Eu Digital:: trajetórias e interações mercadológicas e comunicacionais. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 207–222, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-5930.2020v13n2.45414. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/45414. Acesso em: 24 jul. 2024.

Edição

Seção

Comunicação e Cultura Digital