Representações do rural-urbano e o consumo de telenovelas por jovens da agricultura familiar de Pedreiras - MA
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-5930.2020v13n2.55858Palavras-chave:
Rural, Urbano, Representações, Telenovelas, ConsumoResumo
Esse artigo investiga a circulação de representações do rural-urbano acionadas pelo consumo de telenovelas entre jovens da agricultura familiar que vivem no município de Pedreiras/MA, de idade entre 14 a 31 anos. Tomando por base as proposições de Lopes (2014) sobre o estudo do consumo de telenovelas ancorado na teoria das mediações de Martín-Barbero (2001), adota-se como método a Etnografia crítica do consumo de Ronsini (2003; 2011). Como resultado, percebeu-se que a dicotomia que subordina o rural ao urbano (CASTRO, 2009) se faz presente parcialmente nas representações dos informantes. Constatou-se, ainda, que há uma carência de representações do rural nas telenovelas brasileiras. As poucas telenovelas que representam o rural são, geralmente, de época, reforçando estigmas que caracterizam o rural como ultrapassado.
Downloads
Referências
BURAWOY, Michael. O marxismo encontra Bourdieu. Campinas: Editora da Unicamp, 2010
CASTRO, Elisa Guaraná de. Juventude rural no Brasil: processos de exclusão e a construção de um ator político. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, v. 7, n. 1, p. 179-208, 2009.
FROEHLICH, José Marcos. Juventudes (rurais): construções identitárias e abordagem territorial do desenvolvimento. In: MARIN, José Orlando Belivaqua; FROEHLICH, José Marcos (orgs.). Juventude rural e desenvolvimento territorial. Santa Maria: UFSM, 2019.
LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. Mediação e recepção. Algumas conexões teóricas e metodológicas nos estudos latino-americanos de comunicação. Matrizes, v. 8, n. 1, p. 65-80, 2014.
____. Jesús Martín-Barbero e os mapas essenciais para compreender a comunicação. Intexto, n. 43, p. 14-23, 2018.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2001.
RONSINI, Veneza Mayora. A etnografia crítica da recepção: miniaturistas em campo. Comunicação & Sociedade, v. 24, n. 39, p. 33-50, 2003.
____. A perspectiva das mediações de Jesús Martín-Barbero (ou como sujar as mãos na cozinha da pesquisa empírica de recepção). In: GOMES, Itania; JANOTTI Jr. (orgs.). Comunicação e estudos culturais. Salvador: Edufba, 2011.
____. A crença no mérito e a desigualdade: a recepção da telenovela no horário nobre. Porto Alegre: Sulina, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para Revista Culturas Midiáticas implica na transferência, pelos autores (as), dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor (a), com direitos da Revista Culturas Midiáticas sobre a primeira publicação. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).