Representações do rural-urbano e o consumo de telenovelas por jovens da agricultura familiar de Pedreiras - MA

Autores

  • Marco Aurélio Marão Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Dra. Veneza Mayora Ronsini Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-5930.2020v13n2.55858

Palavras-chave:

Rural, Urbano, Representações, Telenovelas, Consumo

Resumo

Esse artigo investiga a circulação de representações do rural-urbano acionadas pelo consumo de telenovelas entre jovens da agricultura familiar que vivem no município de Pedreiras/MA, de idade entre 14 a 31 anos. Tomando por base as proposições de Lopes (2014) sobre o estudo do consumo de telenovelas ancorado na teoria das mediações de Martín-Barbero (2001), adota-se como método a Etnografia crítica do consumo de Ronsini (2003; 2011). Como resultado, percebeu-se que a dicotomia que subordina o rural ao urbano (CASTRO, 2009) se faz presente parcialmente nas representações dos informantes. Constatou-se, ainda, que há uma carência de representações do rural nas telenovelas brasileiras. As poucas telenovelas que representam o rural são, geralmente, de época, reforçando estigmas que caracterizam o rural como ultrapassado.

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Biografia do Autor

Marco Aurélio Marão, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Integrante do grupo de pesquisa “Usos Sociais da Mídia” (UFSM/CNPq).

Dra. Veneza Mayora Ronsini, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Pós-doutora em Comunicação pela Nottingham Trent University (Inglaterra). Docente do Departamento de Ciências da Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pesquisadora PQ2 do CNPq.

Referências

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Publicado

2020-12-17

Como Citar

MARÃO, M. A. .; MAYORA RONSINI, V. Representações do rural-urbano e o consumo de telenovelas por jovens da agricultura familiar de Pedreiras - MA. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 3–21, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-5930.2020v13n2.55858. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/55858. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Comunicação Audiovisual e Impressa